Copilot Pro libera opção para criar ChatGPTs personalizados
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Douglas Ciriaco |
Ferramenta para criar ChatGPTs personalizados, o GPT Builder está oficialmente disponível para assinantes do Microsoft Copilot Pro. O recurso foi anunciado no lançamento da assinatura, em janeiro, mas foi liberado ao público somente nesta semana.
- Microsoft marca evento para novidades no Windows, Copilot e linha Surface
- O que são prompts no ChatGPT?
A novidade foi anunciada pelo Chefe de Engenharia e Produtos do Copilot e do Bing na Microsoft, Jordi Ribas, que ainda postou um vídeo de demonstração do serviço.
É possível treinar o Copilot para uma função específica a partir de uma conversa normal com a plataforma, com prompts em texto, e ainda adicionar arquivos adicionais para contextualizar a IA. Por fim, a janela de criação ainda permite escolher se o assistente vai gerar textos ou também criar imagens com a ajuda do DALL-E.
Detalhes do Copilot GPT Builder
O GPT Builder está disponível na assinatura paga do Copilot Pro, que garante vantagens exclusivas como o acesso ao modelo GPT-4 Turbo (mais recente do que o GPT-4) e integração da IA com outros apps da Microsoft.
Na página oficial de suporte da ferramenta, a empresa reforça que o GPT Builder pode ser usado para “conhecimento especializado, implementar processos científicos ou apenas ganhar tempo ao reutilizar um conjunto de prompts”.
Vale lembrar que a OpenAI já faz algo parecido com o ChatGPT, mas disponibiliza as principais versões personalizadas numa loja. No caso do copiloto da MS, quem cria uma variante customizada pode compartilhá-la a partir de um link com outras pessoas, inclusive não assinantes.
A Gigante de Redmond ainda informa que só é possível criar um GPT pelo Microsoft Edge ou pelo Google Chrome num computador com macOS ou Windows. Por outro lado, qualquer versão pronta pode ser acessada via computador ou celular.
Com a chegada do GPT Builder, o Copilot Pro gera uma situação curiosa no mercado: a assinatura fica com praticamente os mesmos recursos do ChatGPT Plus, mas com a vantagem de oferecer um modelo de linguagem ainda mais atualizado do que o GPT-4. Vale lembrar que a Microsoft é uma das principais financiadoras da OpenAI e essa decisão poderia enfraquecer a criadora do ChatGPT.