Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

CEO do Google promete ousadia e responsabilidade com IA

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 03 de Abril de 2023 às 17h35

Link copiado!

CEO do Google promete ousadia e responsabilidade com IA
CEO do Google promete ousadia e responsabilidade com IA
Tudo sobre Google

O CEO do GoogleSundar Pichai participou na última semana do podcast Hard Fork, do jornal The New York Times, e opinou sobre os avanços da inteligência artificial, o sucesso do rival ChatGPT e a carta aberta de pesquisadores que solicita uma pausa no desenvolvimento de IA.

Pichai se apresentou como um otimista moderado em relação aos avanços recentes de sistemas de inteligência artificial e assegurou que o Google trabalha com ousadia mas também com responsabilidade nos produtos envolvendo IA.

A inteligência artificial na visão de Sundar Pichai

Continua após a publicidade

Desde que assumiu a posição de CEO, em 2015, Sundar Pichai tem priorizado o desenvolvimento de ferramentas de IA para melhorar os produtos Google. No entanto, o executivo viu a rival OpenAI, com investimento da Microsoft, chamar mais atenção nesse segmento com o lançamento do ChatGPT, no final do ano passado.

Ao podcast Hard Fork, Pichai afirmou estar contente em ver a inteligência artificial ter seu momento, ainda que o Google não tenha sido o responsável por isso. Em março, a empresa lançou o Bard, seu serviço experimental de IA conversacional, mas não conseguiu atrair tanto interesse quanto a concorrente.

“Sinto que pegamos um Civic aprimorado e o colocamos em uma corrida com carros mais potentes”, disse Pichai em relação ao desempenho morno do lançamento do Bard. “Mas logo vamos atualizar o Bard para alguns de nossos modelos de linguagem PaLM de maior capacidade, tanto em raciocínio quanto em codificação.”

O executivo disse não ter se surpreendido com o sucesso do ChatGPT pois conhece alguns dos funcionários da companhia que trabalharam anteriormente no Google. A surpresa, para ele, é como o produto se encaixou no mercado e teve ampla e rápida adoção pelos usuários.

Sobre os próximos passos do Google em relação às tecnologias de inteligência artificial, o CEO declarou: “Vocês vão nos ver sendo ousados e lançando produtos, mas seremos muito responsáveis na maneira de fazer isso”.

Carta de alerta sobre os perigos da IA

Sundar Pichai comentou também sobre a corrida pelo desenvolvimento de IA cada vez mais potentes e os perigos potenciais dessa tecnologia.

Continua após a publicidade

“Eu penso sobre IA há muito tempo, e definitivamente estamos trabalhando com uma tecnologia que será incrivelmente benéfica, mas que claramente tem o potencial de causar danos profundos. Portanto, acho importante que todos nós sejamos responsáveis com ela”, salientou o CEO.

Apesar do alerta, Sundar Pichai não concorda completamente com todos os pontos da carta aberta assinada por quase 2 mil pesquisadores e líderes da área de tecnologia pedindo uma pausa no desenvolvimento de sistema de inteligência artificial por seis meses.

“Acho importante ouvir as preocupações. Há pessoas muito atenciosas ali que pensam sobre IA há muito tempo. Lembro-me de conversar com Elon Musk oito anos atrás, e ele estava extremamente preocupado com a questão da segurança com IA. E acho que há mérito em se preocupar com isso. Embora eu possa não concordar com todos os detalhes da carta, acho que sua divulgação é importante”, declarou.

Fonte: The New York Times