/i1385.jpeg)
Verizon estaria negociando com Samsung para levar Exynos com AMD aos EUA
Mesmo após anos de críticas pelo desempenho abaixo do esperado e elevado aquecimento, a Samsung conseguiu voltar as atenções para seu próximo chipset Exynos graças à parceria que estabeleceu com a AMD para trazer GPUs Radeon aos celulares.
- Torneira de vazamentos do Galaxy S21 FE agora detalha guia de início do modelo
- Próxima geração Galaxy A pode se destacar por estabilização óptica de câmera
Confirmado para contar com uma versão adaptada da microarquitetura RDNA 2, também conhecida como mRDNA, a novidade promete desempenho inigualável em jogos e cargas de trabalho de processamento gráfico pesado, ponto reforçado pelos números impressionantes vistos em supostos testes vazados.
Ao que parece, a performance é elevada o suficiente para que a gigante sul-coreana fosse capaz de atingir empresas em mercados que tradicionalmente recebem as variantes com Snapdragon da linha Galaxy. Ao menos é o que indica o rumor mais recente publicado pelo leaker Tron, que sugere um esforço por parte da operadora norte-americana Verizon em ter acesso ao novo Exynos.
Verizon negocia para levar Exynos com AMD aos EUA
Segundo as informações, a Samsung já tem um planejamento preliminar de quais mercados receberão o Galaxy S22 com Snapdragon 898, e quais receberão a variante com Exynos 2200 — Tron destaca, no entanto, que as decisões ainda não são definitivas, e podem mudar até o lançamento do aparelho. Na maior parte, a distribuição deve seguir a situação atual, mas há mudanças de destaque.
3. Korea, Hong Kong: Snapdragon 898 "highly likely", China Telecom is requesting to equip Exynos 2200 to China Telecom only model so Samsung is also negociating
— Tron ❂ (@FrontTron) September 5, 2021
4. Southeast Asia regions / India: Snapdragon 898 "highly likely"
(2/4)
O chip da Qualcomm deve ser disponibilizado nos EUA, China, Índia e sudeste asiático, enquanto a solução proprietária da marca chegaria à Europa, América do Sul (incluindo o Brasil) e "outras regiões". A primeira diferença surge no mercado coreano, que voltaria a receber o modelo com Snapdragon, mas são a China e os EUA que protagonizam a situação mais curiosa.
Tudo indica que a Verizon estaria tentando negociar com a Samsung para que a variante com Exynos fosse levada ao mercado norte-americano, que costuma receber apenas o modelo com Snapdragon. Acredita-se que existam múltiplos motivos para isso, incluindo o conhecido aquecimento dos chips, um acordo comercial com a Qualcomm, além da estrutura de rede dos EUA, ainda muito baseada no sistema CDMA em vez do amplamente adotado GSM.

O acordo teria razões óbvias — a vantagem massiva de desempenho que o novo Exynos estaria apresentando. Esse também seria o motivo pelo qual a chinesa China Telecom estaria negociando a comercialização do Galaxy S22 com o chip proprietário da marca de maneira exclusiva.
Situação coloca pressão na Qualcomm e na própria Samsung
Ainda segundo Tron, a alta demanda pelo Exynos 2200 estaria pressionando não apenas a Qualcomm, que teria o chip inferior desta vez, como também a própria divisão de semicondutores da companhia, a Samsung LSI. A unidade de TI e comunicações mobile da marca (IM), também envolvida com a fabricação da linha Galaxy, estaria solicitando que o preço da unidade da plataforma seja reduzido.
Also, the IM devision has already begun negotiations with Qualcomm under the pretext of controlling of the quantity equipping the Exynos 2200, and Qualcomm already proposed a unit price cut. This is why S.LSI is difficult to refuse the IM division's request as of now.
— Tron ❂ (@FrontTron) September 5, 2021
(4/4)
A IM também estaria conversando com a Qualcomm, utilizando a busca pelo Exynos com AMD como contexto para solicitar um desconto nos pedidos do Snapdragon 898, e já teria conseguido uma oferta mais generosa. Junto à baixa produção, possivelmente em virtude da complexidade do processador, esse seria outro ponto a causar estresse à liderança da Samsung SLI.
Fonte: Tron, PhoneArena
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.