Petição online quer que Samsung pare de usar chip Exynos em celulares tops
Por Diego Sousa | •
Se você pretende adquirir um smartphone topo de linha, é justificável querer o melhor processador e as melhores câmeras do mercado. É exatamente isso que alguns usuários estão exigindo da Samsung, através de uma petição online apresentada no Change.org.
A exigência? Que a fabricante sul-coreana pare de equipar seus flagships com a plataforma Exynos e passe a adotar o Snapdragon em todas as versões!
Segundo a descrição da petição online, os smartphones com processador Exynos, fabricados pela própria Samsung, são “mais lentos, têm duração de bateria, sensores e processamento de câmeras inferiores, além de esquentar mais rápido em relação aos modelos com SoC Snapdragon."
Há anos que a Samsung possui a prática de lançar seus smartphones premium com plataformas diferentes dependendo do mercado. Os brasileiros, por exemplo, receberam a variante com chipset Exynos 990 dos novos Galaxy S20, enquanto a América do Norte ganhou a versão com Snapdragon 865 5G.
Se, na prática, a diferença pode não ser tão perceptível, do ponto de vista técnico, a linha Snapdragon supera os processadores Exynos com certa folga. O Galaxy S20 americano, por exemplo, é 20% mais veloz que a versão brasileira, já que traz núcleos Cortex-A77, até o momento a CPU mais poderosa do mercado, enquanto o Exynos 990 tem núcleos Cortex-A76. A GPU Adreno 650 (Snapdragon 865) também supera a Mali-G77 MP11, da Samsung.
Além disso, a petição exige que a Samsung pare de usar seus próprios sensores para a câmera, e passe a adotar os modelos fabricados pela Sony, este último mais popular na maioria dos smartphones.
Até o momento, a petição online possui 752 assinaturas. Mesmo que o pedido alcance um número alto de assinaturas, é bastante difícil que a Samsung pare de fabricar seus processadores Exynos. Em 2019, Samsung e AMD anunciaram uma parceria para levar a nova arquitetura Next Gen da AMD aos dispositivos móveis, o que pode acirrar a disputa contra a Qualcomm. Confira mais detalhes sobre a parceria na matéria abaixo:
Você assinaria a petição? Participe na página da Change.org. Deixe nos comentários o que você pensa que a Samsung deve fazer.
Fonte: Android Authority