Publicidade

TSMC anuncia nova litografia N4P com eficiência 22% maior sobre os 5 nm

Por| Editado por Wallace Moté | 27 de Outubro de 2021 às 09h20

Link copiado!

TSMC
TSMC
Tudo sobre TSMC

Uma das responsáveis pela fabricação dos chips de Qualcomm e MediaTek, e fornecedora exclusiva de Apple e AMD, a TSMC é considerada hoje a maior fundição do mundo, à frente de outras gigantes do segmento, como a Samsung. Atualmente, a companhia é a fabricante da família de processadores Ryzen 5000, baseados no processo N7 de 7 nm, bem como da linha Apple M1, produzida com a litografia N5 de 5 nm.

Agora, a TSMC acaba de anunciar uma expansão no portfólio de processos com a estreia da nova litografia N4P, de 4 nm. A novidade é uma versão turbinada do N4, também de 4 nm, e promete oferecer ganhos substanciais em eficiência energética e desempenho, ao mesmo tempo em que facilita as etapas de fabricação, característica crucial em meio à crise dos semicondutores.

Processo N4P de 4 nm é até 22% mais eficiente que o N5

Continua após a publicidade

A gigante taiwanesa não chegou a divulgar os detalhes mais técnicos do processo, mas revelou dados promissores sobre a nova tecnologia — segundo a companhia, a N4P entrega 11% mais desempenho que a N5, e 6% de melhorias sobre a N4 tradicional. O lançamento também ofereceria um ganho notável de eficiência sobre a N5, consumindo até 22% menos energia, o que parece ser um de seus maiores benefícios, enquanto aumentaria a densidade de transistores em 6%.

O principal destaque, no entanto, é a promessa de um processo de fabricação menos complexo, que leva menos tempo graças a uma redução no número de máscaras utilizadas para imprimir os circuitos. Na prática, isso significa maior rendimento dos discos de silício e maior velocidade de produção, dois pontos que devem colaborar no combate à escassez global de chips.

Primeiros produtos começam a ser fabricados em 2022

Continua após a publicidade

No anúncio, a TSMC explica ainda que o N4P será destinado a servidores, data centers e processadores mobile, e coexistirá com o N5, o N4 e o aguardado N3, baseado em 3 nm, de modo a oferecer "o máximo de flexibilidade e escolha" para as empresas parceiras. O processo teria sido desenhado para facilitar a transição de projetos do N5 para o N4P, exigindo assim menos investimentos, o que significa que poderemos ver alguns chips antigos recebendo novas versões com a litografia mais avançada.

Diante dessas informações, especialmente da coexistência com o mais avançado N3, é possível deduzir que o N4P deve ser destinado em maior parte a processadores e outros componentes menos avançados, mas ainda é cedo para afirmar com certeza.

A etapa de tape out da nova litografia, fase em que a TSMC recebe o design de clientes para iniciar a fabricação, está prevista para começar apenas na segunda metade de 2022. Assim sendo, os primeiros chips produzidos com a tecnologia só devem chegar ao mercado entre o final de 2022 e o início de 2023.

Continua após a publicidade

Fonte: VideoCardz, Tom's Hardware, WCCFTech