Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Snapdragon 875 pode ser mais rápido que o Apple A14, sugere rumor

Por| 16 de Setembro de 2020 às 17h40

Link copiado!

Reprodução/Qualcomm
Reprodução/Qualcomm
Tudo sobre Qualcomm

A Apple largou na frente na corrida dos processadores de 5 nanômetros (nm) com o A14 Bionic, lançado junto com o novo iPad Air. Durante o lançamento, a empresa informou que o novo chip oferece até 40% mais desempenho que o A12, de 2018, mas não detalhou a diferença entre o A13, este que equipa os recentes iPhone 11.

Como era de se esperar, a omissão abriu espaço para diversas especulações sobre o quão poderoso o A14 é sobre seu antecessor e o popular vazador Ice Universe sugeriu em seu Twitter que o futuro Snapdragon 875, previsto para dezembro deste ano, pode finalmente ultrapassar o rival em desempenho.

Assim como o novo chip da Apple, o Snapdragon 875 da Qualcomm também terá fabricação no processo de 5 nm, mas a fabricante responsável pela construção será a Samsung Foundry, enquanto o A14 Bionic é fabricado pela taiwanesa TSMC. O leaker acredita que a diferença de tecnologia de fabricação usada entre as duas empresas pode ser uma "ótima oportunidade" para a solução da Qualcomm bater o chip da Apple este ano, embora não tenha detalhado quais seriam essas diferenças.

Continua após a publicidade

Combinação poderosa de CPUs

Segundo rumores, o grande responsável pelo aumento no desempenho do Snapdragon 875, além do processo de 5 nanômetros, será a combinação poderosa das CPUs Cortex-X1 e A78, anunciadas pela ARM em maio deste ano. Segundo a empresa, o X1 oferece desempenho 30% maior do que o Cortex-A77, que equipa o 865+, em processamento tradicional e duas vezes maior em tarefas de inteligência artificial.

Essa combinação de CPUs, inclusive, também deve ser usada pela Samsung no futuro Exynos 1000, sucessor do problemático Exynos 990, que equipa os recém-lançados Galaxy Note 20 e Note 20 Ultra. No entanto, apesar das semelhanças nas especificações técnicas, o chip da Samsung ainda não será capaz de bater o rival em desempenho, segundo o leaker, mas oferecerá uma melhora significativa em relação ao seu antecessor.

Continua após a publicidade

Outra fabricante que apostará no processo de 5 nm é a Huawei. A fabricante deve anunciar o Kirin 9000 (nome ainda não oficial) junto com os novos Mate 40 e Mate 40 Pro nas próximas semanas.

Ainda é cedo para cravar qual será o melhor processador de 5 nanômetros, mas as expectativas para o Snapdragon 875 são bastante altas. A Qualcomm deve realizar o evento de lançamento do novo chip em dezembro deste ano, durante o Snapdragon Tech Summit 2020.

Fonte: Ice Universe (Twitter); Wccftech