Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Qualcomm anuncia novos SoCs Bluetooth para cancelamento ativo de ruído

Por| 03 de Setembro de 2020 às 15h28

Link copiado!

Qualcomm anuncia novos SoCs Bluetooth para cancelamento ativo de ruído
Qualcomm anuncia novos SoCs Bluetooth para cancelamento ativo de ruído
Tudo sobre Qualcomm

A Qualcomm não dorme no ponto quando o assunto é tecnologia de cancelamento de ruído. Presente hoje nos fones de ouvido mais caros do mercado, essa tecnologia, também conhecida como ANC (Active Noise Cancelling) surgiu como uma forma de imersão total do usuário na música que toca nos seus fones, bloqueando ruídos do mundo exterior e criando uma bolha sonora só e somente só dele.

Nesta quinta-feira (3), a Qualcomm anunciou sua tecnologia batizada de Adaptive Active Noise Cancellation, que visa melhorar ainda mais o que os chips empregados nos fones de ouvido atuais já entregam em qualidade de isolamento. A ideia, agora, é adaptar automaticamente o som e os filtros de ruído de acordo com as atividades que a pessoa faz enquanto ouve música — em tempo real.

"Nosso relatório State of Play, de 2020, nos mostrou que a demanda por cancelamento ativo de ruído aumentou no ano a ano, e já se tornou a quarta tecnologia mais cobiçada dos fones de ouvido. Isso a torna um diferencial para os fabricantes", revela James Chapman, VP e gerente geral da Qualcomm Technologies International pra voz, música e wearables. "Entretanto, pode ser difícil, às vezes, para as fabricantes entregarem níveis de ANC consistentes, porque os fones nem sempre têm o mesmo encaixe ergonômico. Onde e como o consumidor usa esses produtos pode variar enormemente [a performance do ANC]. Por isso desenvolvemos o Adaptive ANC para ajudar os nossos clientes a entregarem níveis de desempenho consistentes e excelente qualidade de áudio para o máximo de pessoas possível", completa o executivo, durante keynote da Qualcomm na IFA 2020.

Continua após a publicidade

Diferenciais

Alguns fones de ouvido premium necessitam calibrar a tecnologia de cancelamento de ruído para que cada usuário desfrute dela à sua maneira. Segundo a Qualcomm, o diferencial da sua nova tecnologia é cortar essa etapa de personalização, já que a "calibragem" acontece automaticamente e em tempo real, assim que o fone é retirado da caixa e colocado na cabeça. Além disso, o Adaptive ANC trabalha analisando o ambiente ao redor do ouvinte em tempo real, alterando os níveis de isolamento de acordo com as condições daquele lugar, naquele momento.

A novidade já está inclusa nos mais recentes SoCs de áudio Bluetooth da Qualcomm, o QCC514x e o QCC304x (versões atualizadas dos QCC5100 e QCC30xx). Eles são chips de baixo consumo voltados para que as fabricantes trabalhem com certo grau de liberdade e versatilidade, já que pode ser empregado em diferentes tipos de fones de ouvido — fechados, abertos ou semi-fechados, por exemplo. O SoC também conta com suporte a comandos de voz via assistentes virtuais e promete qualidade sonora de primeira.

Fonte: Qualcomm