Snapdragon 8 Gen 3 pode manter liderança em GPU contra A17 Bionic
Por Renan da Silva Dores • Editado por Wallace Moté |
Um novo rumor indica que o Snapdragon 8 Gen 3, próximo chipset da Qualcomm para smartphones Android premium, deve trazer novamente grandes avanços no poder de processamento gráfico. Os ganhos seriam grandes o suficiente para se levantar a possibilidade do componente manter a liderança em GPU que seu antecessor conquistou, mesmo quando comparado ao A16 Bionic do iPhone 14 Pro Max, já estabelecendo um grande desafio para o iPhone 15 Pro e seu A17 Bionic.
- Suposto Exynos 2500 deve trazer GPU AMD com foco em otimizações
- Galaxy S24 pode marcar volta de versão com Exynos, aponta rumor
Além de trazer uma configuração curiosa de CPU e entregar ganhos significativos de eficiência energética graças à litografia de 4 nm da TSMC, garantindo uma autonomia perceptivelmente maior aos celulares que o utilizam, o Snapdragon 8 Gen 2 teve como um dos maiores avanços sua GPU Adreno 740. A solução gráfica não apenas é mais estável que sua antecessora, a Adreno 730, como ainda a supera de 40% a 90% em desempenho, dependendo dos testes realizados.
Esse ganho massivo é visto mesmo quando comparado à GPU do A16 Bionic, a plataforma da Apple para o iPhone 14 Pro Max, com o chip gráfico da Qualcomm conquistando resultados 25% superiores em média, vitória importante por ser a primeira vez em muito tempo que um processador Android consegue superar o concorrente da Maçã por uma margem notável. Ao que parece, a suposta Adreno 750 deve manter essa tendência.
Segundo as informações divulgadas por Digital Chat Station, leaker cujos vazamentos se mostraram precisos até o momento, os gráficos do Snapdragon 8 Gen 3 devem entregar um novo salto de 50% de performance em comparação à Adreno 740. Por si só, esse é um número impressionante para ser alcançado na passagem de uma única geração, mas é ainda mais respeitável por acontecer logo após o grande salto entregue pelo Snapdragon 8 Gen 2.
O informante faz questão de mencionar ainda a situação do A16 Bionic, o que pode sugerir que mesmo com os avanços esperados do A17 Bionic — incluindo uma nova arquitetura e a litografia de 3 nm da TSMC — a Qualcomm deve continuar liderando em GPU. No mínimo, a Apple terá um grande desafio nas mãos, já que teria que entregar ao menos 75% mais performance gráfica com seu próximo processador mobile para conseguir se igualar à Adreno 750, caso o rumor se confirme.
Snapdragon 8 Gen 3 deve redesenhar CPU
Não é apenas em GPU que o Snapdragon 8 Gen 3 deve garantir bons avanços — ainda que mais modesta, a CPU do futuro lançamento da Qualcomm pode ser redesenhada novamente para entregar maior potência. O componente sairia da configuração 1 + 4 + 3 (ou mesmo 1 + 2 + 2 + 3 como alguns consideram) para a ainda mais curiosa 1 + 2 + 3 + 2, composta por um núcleo "Gold Plus" de máxima performance, 2 "Titanium" de alto desempenho, 3 "Gold" também de alto desempenho e 2 "Silver" de alta eficiência.
Inédita entre os processadores de celular, essa configuração seria a primeira a adotar um grupo "Titanium", que usaria o mesmo tipo de núcleo do grupo "Gold", mas com algum ajuste ainda desconhecido. Os únicos aspectos certos são que todos fariam parte da nova geração ainda não anunciada de núcleos da ARM, atendendo pelos codinomes Hunter ELP (Cortex-X), Hunter (Cortex-A7xx) e Hayes (Cortex-A5xx), e funcionarão apenas com instruções de dados em 64-bit, deixando para trás de vez o suporte ao 32-bit.
A aguardada plataforma também tem chamado atenção por possivelmente chegar antes do esperado, ainda mais cedo do que seu antecessor. Segundo os rumores, o Snapdragon 8 Gen 3 poderia ser anunciado no início de novembro, ou até em outubro, um mês antes do Snapdragon 8 Gen 2 e dois meses antes da janela de lançamento adotada pela Qualcomm nos anos anteriores, normalmente estabelecida em dezembro.
Fonte: Digital Chat Station (em Chinês)