Qualcomm anuncia sete novas soluções de próxima geração para IoT

Qualcomm anuncia sete novas soluções de próxima geração para IoT

Por Felipe Junqueira | Editado por Wallace Moté | 14 de Junho de 2021 às 14h20
Divulgação/Qualcomm

A Qualcomm anunciou recentemente sete novas soluções para dispositivos conectados, compatíveis com aplicações industriais e comerciais. Destas, cinco já estão disponiveis na indústria, e outras duas têm disponibilidade prevista para o segundo semestre do ano.

Os novos chips que abrangem desde o segmento de entrada até o premium. De acordo com a Qualcomm, as novidades devem acelerar o desenvolvimento de produtos conectados, que já abrangem um ecossistema com mais de 13.000 clientes de IoT. As novas soluções poderão ser integradas a produtos industriais e comerciais em aplicações de transporte e logística, armazéns, vídeo conferências, câmeras, varejo, saúde e muito mais.

“A Qualcomm Technologies está posicionada de forma única para liderar o ecossistema IoT com nossa abordagem em nível de sistema. Junto com o modem Qualcomm® 315 5G IoT anunciado recentemente, essas novas soluções IoT exemplificam ainda mais nosso compromisso em impulsionar a transformação digital global e fornecer um portfólio de soluções para transformar aplicativos IoT industriais e empresariais para alcançar desempenho de ponta e conectividade perfeita”, disse Jeff Lorbeck, vice-presidente sênior e gerente geral de sistemas inteligentes conectados da Qualcomm Technologies, Inc.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Veja mais sobre as novas plataformas Qualcomm® QCS8250, Qualcomm® QCS6490/ QCM6490, Qualcomm® QCS4290/ QCM4290 e o Qualcomm® QCS2290/ QCM2290 abaixo.

Qualcomm QCS8250: saúde, assinatura digital, varejo e vídeo conferência

Qualcomm QCS8250 é o mais avançado das sete novas plataformas anunciadas (Imagem: Divulgação/Qualcomm)

A opção mais avançada entre os sete novos lançamentos, o chip Qualcomm QCS8250 promete entregar o máximo desempenho com a melhor eficiência energética possível. A solução traz capacidade computacional máxima para IA, suporta conectividades Wi-Fi 6 e 5G e é ideal para usar em dispositivos como câmeras inteligentes, dispositivos de vídeo conferência para empresas, hubs de inteligência artificial, dispositivos de saúde conectados e varejo inteligente.

A plataforma foi desenvolvida tanto para uso em aplicações industriais quanto comerciais. Entre as especificações técnicas, a solução traz arquitetura de núcleos Kryo 585, Qualcomm Artificial Intelligence (AI) Engine e processador de imagem com suporte para até sete câmeras simultâneas com resolução 4K a 120 quadros por segundo. Segundo a Qualcomm, o chip QCS8250 traz uma nova Unidade de Processamento Neural (NPU) que possui capacidade ultra-intuitiva para IA e aprendizado de máquina para dispositivos IoT com computação intensiva.

Qualcomm QCS6490/QCM6490: saúde, logística e varejo

Novas plataformas intermediárias para IoT QSM6490 e QSC6490 (Imagem: 6490)

As plataformas Qualcomm QCS6490 e QCM6490 possuem suporte ao 5G e Wi-Fi 6E, além de Qualcomm AI Engine de 6ª geração e ISPs triplos dinâmicos. Os chips contam com CPU Kryo 670, e prometem desempenho poderoso para aplicações industriais e comerciais nas áreas de logística, incluindo gerenciamento, transporte e armazéns, além de dispositivos conectados de saúde e quiosques de pós-venda do varejo.

Qualcomm QCS4290/QCM4290: câmeras, portáteis industriais e painéis de segurança

Plataformas QCx4290 foram projetadas para logística e segurança (Imagem: Divulgação/Qualcomm)

Pensadas para aplicações no segmento intermediário, as plataformas Qualcomm QCS4290 e QCM4290 trazem núcleos de CPU com arquitetura Kryo 260, Qualcomm AI Engine de 3ª geração e suporte a conectividade LTE Cat13 e Wi-Fi 6. São ideais para portáteis industriais em logística e armazenamento, painéis e câmeras de segurança.

Qualcomm QCS2290/QCM2290: câmeras, portáteis industriais, varejo e rastreamento

QCx2290 são as soluções mais báscias da nova linha de plataforma para IoT (Imagem: Divulgação/Qualcomm)

Ofertas de nível básico, as plataformas QCS2290 e QCM2290 prometem desempenho confiável com economia de energia e conectividade 4G/LTE. Os núcleos da CPU usam arquitetura Cortex-A53, e a solução foi pensada para aplicações em pontos de venda (PDV), portáteis industriais, rastreamento e câmeras.

A Qualcomm ainda aponta que os QCS2290 e QCM2290 são compatíveis com os QCS4290 e QCM4290 para unir hardware e software em diversos dispositivos IoT e reduzir custo e tempo de comercialização.

Preço e disponibilidade

As plataformas QCS8250, QCS4290, QCM4290, QCS2290 e QCM2290 já estão disponíveis para fabricantes de dispositivos inteligentes interessadas. Já as QCS6490 e QCM6490 estão previstas para chegar ao mercado no segundo semestre de 2021. Empresas como Amtran, Arrow, AVer, elnfochips, Fibocom, Honeywell, Hongtech, iBASE Technology, Lantronix, MeiG, PAX, Quectel, SUNMI, Sunsea, Thundercomm, Tymphany, VIDERI e Zebra já anunciaram interesse em utilizar as soluções IoT recém-anunciadas.

Fonte: Qualcomm

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.