Power10: novo chip de 7 nanômetros da IBM será fabricado pela Samsung

Por Rui Maciel | 17 de Agosto de 2020 às 17h00
Divulgação
Tudo sobre

IBM

Saiba tudo sobre IBM

Ver mais

A IBM anunciou na segunda-feira (17) o Power10, um novo chip para data centers que, segundo ela, será capaz de lidar com três vezes a carga de trabalho de seu antecessor, o Power9. Focado no uso corporativo, ele deve ainda ser fabricado pela Samsung.

O processador usará o processo de fabricação de 7 nanômetros (nm) da Samsung, que é semelhante à tecnologia de 7 nm que a AMD usa para ter seus chips que, por sua vez, são fabricados pela taiwanesa TSMC.

A IBM há muito se concentra em sistemas de computação de alto desempenho, com três dos dez supercomputadores mais rápidos do mundo usando seus chips. A empresa disse hoje que o chip Power10 foi projetado para ser mais rápido em tarefas de computação envolvendo cloud e inteligência artificial (IA) se comparado ao seu antecessor, fazendo esse trabalho até 20 vezes mais rápido do que sua geração anterior de processadores.

IBM Power10: capaz de lidar com três vezes a carga de trabalho de seu antecessor (Foto: divulgação)

O Power10 suporta clusters de memória multi-petabyte, usando uma nova tecnologia chamada Memory Inception. Ela é capaz de otimizar a capacidade de processamento na nuvem, além de gerenciar melhor usos mais intensos de memória de fornecedores de softwares terceiros, como SAP ou SAS Institute, vem como outros players em grandes modelos de IA.

O Power10 também traz novos recursos de segurança habilitados por hardware, incluindo criptografia de memória transparente, projetada para oferecer suporte à segurança de ponta a ponta. A IBM afirma que o processador é projetado para atingir desempenho de criptografia significativamente mais rápido, ao quadruplicar o número de mecanismos de criptografia AES por núcleo em comparação com IBM POWER9. Isso proporciona os padrões mais exigentes atuais, além de antecipar padrões criptográficos que serão usados no futuro, como a criptografia quântica e a criptografia homomórfica.

O novo chip também traz novos aprimoramentos para a segurança de contêiner. Novas arquiteturas de núcleo no IBM POWER10 contam com um Matrix Math Accelerator integrado, que é ativado para fornecer inferência de Inteligência Artificial 10,15 ou 20x mais rápida para cálculos FP32, BFloat16 e INT8 por soquete, respectivamente, se comparado ao processador IBM POWER9. Com isso, será possível infundir IA em aplicativos de negócios e gerar maiores insights.

Todos contra a (atrasada) Intel

Tanto a IBM quanto a AMD usam fábricas de chips externas para competir com a Intel, que lidera com folga o mercado de processadores em data centers e um dos poucos players capazes de projetar e fabricar seus próprios processadores. No entanto, a própria Intel afirmou no final de julho último um adiamento considerável no lançamento de seus chips com litografia de 7nm. Agora, segundo a companhia, a chegada destes componentes está prevista para o primeiro semestre de 2022.

Originalmente, a previsão da empresa era de que o lançamento desses chips ocorrese no segundo semestre deste ano. No entanto, em março, a fabricante anunciou um adiamento para o final de 2021. Agora, são pelo menos mais 12 meses de atraso ou até mais (2022). Isso porque algumas hipóteses mais pessimistas preveem que essa nova geração de processadores da Intel chegue apenas em 2023.

Segundo Bob Swan, CEO da Intel, "foi identificado um modo defeituoso em nosso processo de 7nm que resultou em degradação do rendimento. Identificamos a raiz do problema e acreditamos que não existem obstáculos fundamentais a serem superados, mas também investimos em planos de contingência para proteger o cronograma de outras incertezas". O executivo afirmou ainda que trabalhará ao lado de fabricantes parceiras em alguns segmentos de mercado para poder acelerar o lançamento de seus próximos processadores.

Fonte: IBM  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.