Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Processadores AMD continuam ganhando espaço entre usuários do Steam

Por| 03 de Julho de 2020 às 12h05

Link copiado!

Processadores AMD continuam ganhando espaço entre usuários do Steam
Processadores AMD continuam ganhando espaço entre usuários do Steam

A AMD voltou a crescer sobre o market share da Intel em uma nova edição da pesquisa de hardware do Steam, que revela os equipamentos usados pela base de jogadores da plataforma. Pelo terceiro mês consecutivo e repetindo um movimento que vem acontecendo desde o final do ano passado, o aumento na participação de uma foi semelhante à queda da outra, uma indicação de que, na medida em que realizam o upgrade de suas máquinas, os usuários podem estar preferindo trocar de fabricante.

Em junho de 2020, a AMD viu sua parcela aumentar 0,71%, para 23,16% dos jogadores que usam o Steam. É um crescimento pequeno e, novamente, uma participação de menos de um quarto do mercado, mas os números também mostram uma queda de 0,70% para a Intel. A marca permanece soberana, com 76,84% do mercado, mas sua fatia vem sendo reduzida lentamente.

Esse fluxo de crescimento vem sendo registrado desde o final de 2019, com junho sendo o terceiro mês consecutivo de aumento — apenas em março a Intel conseguiu angariar novos usuários para sua fatia de mercado. Em todos os outros, porém, vem gradualmente perdendo jogadores para a AMD, seja por questões de preço, disponibilidade ou preferência.

Continua após a publicidade

Pequena melhoria, também, no campo das GPUs, com a AMD acumulando uma parcela de 16,23% de market share, um aumento de 0,27% em relação aos números registrados em maio deste ano. A marca também se posiciona como grande rival da Nvidia nesse segmento, com a marca dominando o mercado com 73,53% dos usuários do Steam. Aqui a corrida pela liderança parece bem mais lenta.

A pesquisa mensal do Steam revela o tipo de hardware usado pelos jogadores para acessarem os jogos da plataforma e as peças, produtos e configurações mais utilizadas — seja por preferência ou condição financeira. Os números são uma boa métrica da realidade do mercado de PCs e mostram que 10,1% dos jogadores conectados ao marketplace ainda usam placas de vídeo integradas para rodar seus games e não possuem nenhum tipo de GPU dedicada. Enquanto isso, a resolução Full HD, com 1920 x 1080 pixels, continua sendo a mais popular, com 64,1% de market share e crescimento em junho, assim como a quantidade de memória RAM, com 21,1% dos computadores em um patamar de 8 GB.

A GeForce GTX 1060, da NVIDIA, manteve o posto que ocupa há anos como a placa de vídeo mais popular entre os usuários do Steam, mas não apresentou crescimento no último mês. A RTX 2060, representando uma nova geração de gráficos e placas pela fabricante, é a única de sua linha a aparecer entre os 10 mais, na 7ª colocação, enquanto a Radeon RX 580 é a única representante da AMD na lista dos maiores, aparecendo em 9º lugar.

Continua após a publicidade

Os dados da pesquisa são coletados de forma anônima e mediante autorização dos usuários do Steam, que permitem à plataforma coletar dados sobre seus hardwares e periféricos usados para aproveitar os jogos do serviço. Os números, também, são uma boa arma para fabricantes e desenvolvedoras, que têm, de maneira simples, acesso a uma base numérica de utilizadores com foco em desempenho.

Fonte: Pesquisa de Hardware do Steam