Rumor | Além de seus processadores ARM, Apple pode fabricar suas próprias GPUs
Por Wagner Wakka |
Durante a Worldwide Developers Conference 2020, a Apple anunciou que finalmente vai criar seu próprio chip para Macs com lançamento ainda neste ano. Contudo, a empresa pode não só apostar em CPU própria, mas também abandonar a AMD e lançar suas próprias GPUs.
- Por que a Apple trocou processadores Intel pela arquitetura ARM?
- WWDC 2020 | Confira um resumão com todas as novidades e lançamentos do evento
- WWDC 2020 | Apple anuncia troca da Intel por processadores próprios
A informação ainda é apenas especulação, mas o assunto surgiu após uma publicação do perfil Longhorn, que faz parte de um grupo que estuda plataformas da Apple e jailbrakers para iPhones.
O perfil divulgou uma foto em que lista mudanças entre os Macs feitos com processadores Intel e o com arquitetura própria da companhia. Na aba de GPU, há a indicação de Apple GPU.
“O futuro vai ser bem interessante. O macOS arm64, de acordo com a Apple, não tem suporte para GPUs da AMD também, com GPUs da Apple a caminho”, informa a publicação.
Segundo o site Wccftech, testes de benchmarks mostram que a GPU do chip A12Z Bionic da Apple conseguiu bater as GPUs do Ryzen 5 4500U e do Core i7-1065G7. Contudo, o processador deve ser somente destinado para Mac Mini.
A expectativa é de que o processador seja um chip de 12 núcleos com arquitetura em ARM, o que permite maior capacidade com menos necessidade de energia.
Fonte: Wffctech