Publicidade

Portáteis com AMD Ryzen Z2 Extreme não usarão gráficos integrados Radeon 890M

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/AMD
Divulgação/AMD
Tudo sobre AMD

Vazou recentemente que os processadores AMD Ryzen Z2 Extreme, que serão utilizados nos dispositivos portáteis de próxima geração, podem contar com iGPU com 12 unidades computacionais. Isso indica que a companhia escolheu seguir com os gráficos integrados Radeon 880M ao invés da versão 890M.

Levando em consideração que a Radeon 890M possui 16 unidades computacionais e o Ryzen Z2 Extreme X pode ter sido cancelado, por eliminação só sobram os gráficos integrados Radeon 880M - que tem justamente as 12 unidades computacionais registradas nos processadores da nova linha.

A Radeon 880M foi produzida na arquitetura RDNA 3.5 e é reconhecida por também estar presente no Ryzen AI 9 365. Em simulações feitas com dispositivos portáteis, o componente apresentou desempenho 13% melhor do que o visto nos chips Radeon 780M — presente no Ryzen Z1 Extreme.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Não foi por que a AMD decidiu seguir com a Radeon 880M ao invés da 890M, hoje presente nos Ryzen AI 9 HX 370 e AI 9 HX 375 trazendo um aumento de desempenho 18% superior à 780M. Porém, é compreensível que este debate pode envolver custos, o que tornaria os portáteis mais caros. 

Os processadores AMD Ryzen Z2

De acordo com os últimos vazamentos, a AMD pretende lançar três processadores Ryzen Z2 no mercado: o modelo “padrão”, o modelo “Extreme” e o chamado “Z2G”. 

Com arquitetura Zen 5, cada um deles usará uma estrutura de gráficos integrados distinta. O Ryzen Z2 Extreme terá uma iGPU RDNA 3.5, o Z2 comum usará iGPU RDNA 3 (possivelmente a 780M) e o Z2G contará com uma iGPU RDNA 2 (possivelmente a Radeon 680M) - todas com 12 unidades computacionais.

Ainda que nenhuma dessas informações tenha sido confirmada pela AMD, a companhia já afirmou que os novos processadores estão em desenvolvimento e devem chegar aos dispositivos portáteis no início de 2025. É bastante provável que eles equipem a próxima geração do ASUS ROG Ally, Lenovo Legion GO e Steam Deck.

Além disso, enquanto a AMD segue com o Ryzen Z2 com a iGPU Radeon 880M, fabricantes chinesas já afirmam usar a APU Ryzen AI 9 HX com Radeon 890M para produzir seus próximos dispositivos portáteis. 

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*