Portáteis com AMD Ryzen Z2 Extreme não usarão gráficos integrados Radeon 890M
Por Diego Corumba • Editado por Jones Oliveira |

Vazou recentemente que os processadores AMD Ryzen Z2 Extreme, que serão utilizados nos dispositivos portáteis de próxima geração, podem contar com iGPU com 12 unidades computacionais. Isso indica que a companhia escolheu seguir com os gráficos integrados Radeon 880M ao invés da versão 890M.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Valve revela status de desenvolvimento do Steam Deck 2
- Review ASUS ROG Ally X | O melhor console portátil com Windows e Ryzen Z1
Levando em consideração que a Radeon 890M possui 16 unidades computacionais e o Ryzen Z2 Extreme X pode ter sido cancelado, por eliminação só sobram os gráficos integrados Radeon 880M - que tem justamente as 12 unidades computacionais registradas nos processadores da nova linha.
A Radeon 880M foi produzida na arquitetura RDNA 3.5 e é reconhecida por também estar presente no Ryzen AI 9 365. Em simulações feitas com dispositivos portáteis, o componente apresentou desempenho 13% melhor do que o visto nos chips Radeon 780M — presente no Ryzen Z1 Extreme.
Não foi por que a AMD decidiu seguir com a Radeon 880M ao invés da 890M, hoje presente nos Ryzen AI 9 HX 370 e AI 9 HX 375 trazendo um aumento de desempenho 18% superior à 780M. Porém, é compreensível que este debate pode envolver custos, o que tornaria os portáteis mais caros.
Os processadores AMD Ryzen Z2
De acordo com os últimos vazamentos, a AMD pretende lançar três processadores Ryzen Z2 no mercado: o modelo “padrão”, o modelo “Extreme” e o chamado “Z2G”.
Com arquitetura Zen 5, cada um deles usará uma estrutura de gráficos integrados distinta. O Ryzen Z2 Extreme terá uma iGPU RDNA 3.5, o Z2 comum usará iGPU RDNA 3 (possivelmente a 780M) e o Z2G contará com uma iGPU RDNA 2 (possivelmente a Radeon 680M) - todas com 12 unidades computacionais.
Ainda que nenhuma dessas informações tenha sido confirmada pela AMD, a companhia já afirmou que os novos processadores estão em desenvolvimento e devem chegar aos dispositivos portáteis no início de 2025. É bastante provável que eles equipem a próxima geração do ASUS ROG Ally, Lenovo Legion GO e Steam Deck.
Além disso, enquanto a AMD segue com o Ryzen Z2 com a iGPU Radeon 880M, fabricantes chinesas já afirmam usar a APU Ryzen AI 9 HX com Radeon 890M para produzir seus próximos dispositivos portáteis.