GPU integrada Radeon 890M supera GTX 1650 em até 30 FPS
Por Jones Oliveira |
Já faz um bom tempo que a AMD se destaca da concorrência quando o assunto são gráficos integrados, e os benchmarks mais recentes mostram bem isso. É o caso da Radeon 890M, nova placa de vídeo integrada dos processadores Strix Point para notebooks capaz de superar o desempenho da GeForce GTX 1650 para desktops em vários jogos.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- 3 melhores processadores da AMD para jogos
- AMD Ryzen 3, 5, 7 ou 9: qual é a diferença entre eles?
A Radeon 890M se aproveita bastante da nova arquitetura RDNA 3.5 e entrega um nível de performance antes visto apenas em GPUs para desktop, algo impressionante mostrado pelo canal AMD APU Gaming no YouTube. Em Hellblade: Senua's Sacrifice, por exemplo, a Radeon 890M superou a GTX 1650 em 10 FPS em gameplay com configurações máximas rodando em Full HD.
Já em Cyberpunk 2077, a iGPU cravou desempenho 45% superior em relação à concorrente rodando em 1080p com especificações no mínimo. Mas a maior diferença de desempenho foi registrada em Robocop: neste game, a Radeon 890M rodou com 30 FPS de vantagem com configurações baixas e escalonamento de imagem em 85%.
Embora a Radeon 890M também tenha registrado boa vantagem em títulos como Forza Horizon 5, The First Descendant e Shadow of the Tomb Raider, nem tudo foram flores. Em Devil May Cry 5 e God of War, por exemplo, a iGPU dos novos processadores Strix Point da AMD registrou desempenho de 5 FPS a 10 FPS inferior em alguns momentos.
De toda forma, impressiona o quanto a AMD tem conseguido evoluir seus gráficos integrados, a ponto de bater placas dedicadas e voltadas para desktop, que têm consumo energético muito mais elevado.
Soluções como essa se apresentam como uma excelente alternativa para quem está montando um setup gamer a longo prazo, podendo concentrar o investimento em um bom processador, capaz de rodar seus jogos preferidos sem a necessidade de adquirir uma GPU dedicada já de início.