Publicidade

AMD confirma Ryzen Z2, nova CPU para portáteis com até 300% mais bateria

Por  | 

Compartilhe:
(Imagem: Divulgação/ASUS)
(Imagem: Divulgação/ASUS)
Tudo sobre AMD

A AMD confirmou que já está trabalhando nos novos processadores Ryzen Z2, segunda geração da família de CPUs que hoje equipam consoles portáteis como o Asus ROG Ally X e Lenovo Legion Go.

O anúncio foi feito em apresentação a portas fechadas na IFA 2024, e a companhia confirmou que as novas APUs serão baseadas nos processadores Strix Point para notebooks. Na prática, isso significa que os Ryzen Z2 serão fabricados em litografia de 4nm e terão mais núcleos que os atuais Z1 e Z1 Extreme. Nos laptops, o modelo referência da linha é o Ryzen 9 AI HX370, com 12 núcleos, 24 threads, clock máximo de 5,1 GHz e 36 MB de cache total.

Embora seja improvável que um Ryzen Z2 Extreme desembarque nos portáteis com essas especificações, é certo que os novos processadores contarão com uma grande melhoria de GPU. Os Strix Point vêm equipados com iGPU Radeon 880M e Radeon 890M, baseadas na microarquitetura RDNA 3.5, que apresenta uma melhoria significativa em eficiência energética e compatibilidade otimizada com memórias LPDDR5. Além disso, essas iGPUs trazem 16 unidades computacionais (os CUs da placa de vídeo) — 33% a mais que os 12 CUs dos atuais Ryzen Z1.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Melhorias do Ryzen 2 na prática

Com essa atualização, a expectativa da AMD com os Ryzen Z2 é oferecer uma plataforma mais poderosa e eficiente para competir com os Lunar Lake MX da Intel, baseados nos recém-anunciados Core Ultra 200V e que equipam o MSI Claw 8 AI+.

Com a mudança de arquiteturas da CPU e GPU, a AMD também espera poder ampliar a autonomia da bateria dos consoles portáteis. Durante sua apresentação na IFA 2024, a companhia disse estar confiante que conseguirá expandir o tempo longe da tomada em 300%, saltando dos atuais 45-50 minutos, em média, para até 3 horas.

Em termos de usabilidade, os Ryzen Z2 devem oferecer recursos de inteligência artificial para os usuários e serem compatíveis com o Copilot+ no Windows 11. Além disso, as novas CPUs devem trazer para os portáteis compatibilidade com AMD Fluid Motion Frames, a tecnologia de geração de quadros do Time Vermelho que consegue até dobrar os FPS em jogos para uma experiência mais fluida sem impactar tanto o uso da GPU.

Falando em FPS, testes oficiais conduzidos pela AMD mostram que os Strix Point para notebooks, lançados oficialmente como Ryzen AI 300, foram capazes de oferecer desempenho in-game médio 36% superior em relação à concorrência. Já que os Ryzen Z2 são baseados nessa família de processadores, isso significa que na prática podemos esperar por jogos como Cyberpunk 2077 rodando a até 65 FPS, Counter-Strike 2 a 190 FPS e Hitman 3 a 108 FPS, todos em Full HD e preset no mínimo.

Quais dispositivos virão com Ryzen Z2?

Mesmo a portas fechadas, a AMD não mencionou quais dispositivos deverão vir equipados com os novos Ryzen Z2. Apesar disso, a ASUS já confirmou que está desenvolvendo a próxima geração do ROG Ally com o Ryzen Z2 e que o dispositivo conseguirá rodar Black Myth: Wukong por até 1 hora na bateria.

Continua após a publicidade

Há grande expectativa de que a Lenovo esteja desenvolvendo não uma, mas duas novas versões do Legion Go. Uma delas seria um "modelo Slim", chamada de Legion Go S, mais barata e modesta, equipada com o Z1 Extreme. A outra seria, de fato, o Legion Go 2 — esse sim equipado com as novas APUs Ryzen Z2.

Por fim, há especulações sobre um novo modelo do Steam Deck, hoje já bastante defasado em relação à concorrência. Nessa nova iteração, o portátil da Valve poderia chegar equipado com os novos processadores Ryzen Z2 da AMD.