ASUS ROG Ally X chega ao Brasil por R$ 7.999
Por Renan da Silva Dores • Editado por Jones Oliveira | •
Como havia confirmado na semana passada, a ASUS trouxe ao Brasil nesta terça-feira (24) o ROG Ally X, versão aprimorada do primeiro console portátil da empresa. Além de um design refinado e mais robusto, em acabamento de plástico em tom de preto, o aparelho ganha bons upgrades em áreas como memória RAM, armazenamento, bateria e refrigeração, prometendo estender de forma drástica o tempo de uso e garantir uma experiência de gameplay mais silenciosa e com um pouco mais de desempenho.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Review ASUS ROG Ally X | O melhor portátil com Windows e Ryzen Z1
- Alienware Pro Headset estreia com recursos avançados para gamers exigentes
O Ally X chega com a proposta de melhorar a experiência que o ROG Ally original proporcionava, sem ser de fato uma nova geração. Assim, o processamento é o mesmo visto no modelo padrão, com chip AMD Ryzen Z1 Extreme, já bastante competente para rodar jogos exigentes em qualidade gráfica razoável, especialmente considerando o tamanho mais compacto da tela. Dito isso, há algumas melhorias que podem extrair um pouco mais da potência do componente.
A principal delas é a presença de 24 GB de RAM LPDDR5X-7500, um salto não apenas de capacidade, dando assim mais folga para os gráficos integrados, como também de velocidade, permitindo que mais informações sejam acessadas pela CPU e GPU de uma vez. Não espere ganhos revolucionários, mas será possível ver melhorias notáveis em jogos em que o uso de memória é alto, incluindo títulos como Avatar: Frontiers of Pandora e Cyberpunk 2077.
A ASUS também implementou uma revisão no sistema de resfriamento, que traz ventoinhas menores, mas que proporcionam maior eficiência e operação mais silenciosa. Trazendo aletas 50% mais finas, esses ventiladores intensificam o fluxo de ar em 24%, conseguindo refrigerar o sistema com uma rotação menor. Segundo a companhia, os ajustes garantiriam que o processador rode 6 ℃ mais frio, podendo ser estressado por mais tempo.
Outra grande mudança está na bateria, que dobrou de tamanho e agora oferece 80 Wh de capacidade. Na prática, os ganhos na autonomia não chegam a dobrar, mas as sessões de gameplay estão consideravelmente mais longas. O ganho na capacidade também possibilita que o Z1 Extreme rode com TDPs mais altos fora da tomada, assegurando mais desempenho mesmo rodando na bateria.
Talvez o aspecto mais impressionante é que, apesar da bateria enorme, o ROG Ally X pesa apenas 70 gramas a mais que o Ally padrão, atingindo os 678 gramas. O aparelho também está levemente mais espesso, o que pode acabar sendo uma vantagem em termos de ergonomia. A fabricante aproveitou a oportunidade para realizar pequenas modificações na carcaça, visando proporcionar mais conforto, adotando ainda plástico preto para um visual mais sóbrio.
Complementam os refinamentos a troca da porta proprietária XG Mobile por um segundo conector USB-C no topo, o reposicionamento do leitor de cartões MicroSD, botões, direcionais e analógicos revisados para entregar maior durabilidade e slot M.2 interno revisto para suportar SSDs de tamanho maior, no padrão 2280, mais comuns e baratos.
O restante da ficha técnica é idêntico ao Ally original, e inclui tela IPS LCD de 7 polegadas com resolução Full HD, proporção 16:9, taxa de atualização de 120 Hz e VRR com AMD FreeSync Premium, 1 TB de SSD NVMe PCIe 4.0 de fábrica, sistema de som estéreo frontal com Dolby Atmos, leitor de digitais integrado ao botão de energia e Windows 11 com uma nova versão do software Armoury Crate SE e três meses gratuitos de Xbox Game Pass.
Preço e disponibilidade
O ASUS ROG Ally X já está disponível na loja oficial da ASUS com preço sugerido de R$ 7.999, devendo chegar em breve a varejistas de todo o país. Quem optar por pagar no PIX recebe um desconto de 10%.