Nvidia vendeu 500 mil GPUs H100 para IA no terceiro trimestre de 2023
Por Daniel Trefilio • Editado por Jones Oliveira |
Apenas no terceiro trimestre de 2023, a Nvidia vendeu mais de 500 mil GPUs H100 para servidores de IA, em grande parte graças a Meta, Microsoft e outras Big Techs. A altíssima demanda elevou o tempo de espera entre compra e entrega das placas de 36 para 52 semanas.
- Nvidia | IA é o próximo ponto de inflexão da indústria de games
- Qual o futuro da inteligência artificial na AMD?
Nos casos específico da Microsoft e Meta, cada uma das empresas foi responsável por adquirir 150 mil unidades das Nvidia H100 Hopper, enquanto Amazon, Google, Oracle, Tencent encomendaram outras 50 mil unidades cada. Outras empresas importantes, entre elas Tesla, Alibaba e ByteDance (TikTok) somaram mais 150 mil unidades.
Previsão de queda na demanda
No entanto, muitos desses clientes da Nvidia já estão investindo em soluções proprietárias. A Microsoft já anunciou estar trabalhando em servidores Azure completamente personalizados, controlando a escolha do silício, fabricação dos chips, PCBs e otimização do hardware para seus serviços proprietários.
Além disso, a AMD está chegando com força a este mercado com os chips AMD Instinct. Oferecendo desde soluções de entrada, com as APUs MI300A e servidores MI300X com desempenho similar ao das H100, a empresa oferece ameaça real para a atual dominância da Nvidia sobre o segmento de Inteligência Artificial.
Vale ressaltar também que as GPUs Intel Gaudi 2 também devem trazer soluções mais baratas que os servidores equipados com placas Hopper. Devido a esta combinação de fatores, a projeção é que as encomendas de GPUs Nvidia encolham aproximadamente 20% nos próximos anos. Ainda assim, o crescimento exponencial do setor deve garantir um aumento de receita entre 6% a 8% ano-a-ano até 2027.
🛒Compre GPUs Nvidia GeForce RTX com o melhor preço!
🛒Compre CPUs Intel Core com o melhor preço!
Fonte: Tom's Hardware