Publicidade
Alibaba

Alibaba

Fundação

4 de abril de 1999 em Hangzhou, Zhejiang, China

O Grupo Alibaba foi fundado em 1999, na China, por Jack Ma e 18 pessoas sob sua liderança. Criada para facilitar a atuação de pequenas e médias empresas na internet, a companhia oferece infraestrutura para o comércio online e tecnologia de dados. 

De acordo com a empresa, a missão do Grupo Alibaba é facilitar a realização de negócios em qualquer lugar. Sendo assim, desde o princípio, a companhia oferece uma transformação digital para empresas, na sua forma de comercializar e operar em lojas virtuais.   

Atualmente, o Alibaba representa um grande ecossistema digital, com produtos direcionados a diferentes segmentos: comércio na China e serviços de consumo local, e-commerce internacional, mídia e entretenimento. Além disso, a marca também atua nos setores de logística e computação em nuvem.  

Entre os principais sites do grupo estão o Alibaba, plataforma business-to-business por atacado internacional; Aliexpress, plataforma de e-commerce que atua com atacado e varejo para pessoas físicas e empresas estrangeiras; e o Taobao, focado em atacado e varejo para pessoas físicas e empresas chinesas.

O Alibaba chegou ao Brasil em 2014. Desde 2017, Jack Ma demonstra interesse em investir no comércio eletrônico, logística e financiamento inclusivo em solo brasileiro, visando a capacitação das empresas locais e a consequente melhoria no atendimento ao cliente no ambiente digital. 

Sediada em Hangzhou, na China, o Alibaba Group tem Daniel Zhang como CEO e marca presença na edição de 2022 do The Global 2000, ranking das maiores empresas do mundo, segundo a Forbes. Com seu nome ocupando o 33º lugar da lista, a companhia tem valor de mercado estimado em US $237.78 bilhões.