Alibaba

"Global Trade Starts Here"
  • Fundação

    China

O Grupo Alibaba foi fundado por Jack Ma em 1999 na China. Criada para facilitar a atuação de pequenas empresas na internet, a companhia oferece infraestrutura para o comércio online e tecnologia de dados.

Entre os principais sites do grupo estão o Alibaba, plataforma business-to-business por atacado internacional; Aliexpress, que atua com atacado e varejo para pessoas físicas e empresas estrangeiras; e o Taobao, focado em atacado e varejo para pessoas físicas e empresas chinesas.

De acordo com a empresa, a missão do Grupo Alibaba é facilitar a realização de negócios em qualquer lugar. Para isso, a companhia permite que as empresas transformem sua forma de comercializar, vender e operar. Com o objetivo de construir a base do comércio no futuro, a visão da companhia é durar, pelo menos, 102 anos.

O Alibaba chegou ao Brasil em 2014. Desde 2017, Jack Ma demonstra interesse em investir no comércio eletrônico, logística e financiamento inclusivo em solo brasileiro, visando a capacitação das empresas locais.