Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nvidia RTX Video Super Resolution estreia como "DLSS para vídeos"

Por| Editado por Wallace Moté | 28 de Fevereiro de 2023 às 17h20

Link copiado!

Nvidia
Nvidia
Tudo sobre Nvidia

Através de um update de driver liberado nesta terça-feira (28), a Nvidia disponibilizou aos usuários de placas da família RTX 3000 e RTX 4000 o RTX Video Super Resolution (VSR). A ferramenta foi anunciada durante a conferência da companhia na CES 2023, em janeiro, e promete atuar como uma espécie de "DLSS para vídeos", utilizando o hardware de Inteligência Artificial das GPUs para aprimorar a qualidade de mídia reproduzida em resoluções menores que a do monitor conectado.

Além de trazer otimizações para Atomic Heart e a beta fechada de The Finals, o driver 531.18 para GPUs Nvidia GeForce RTX 3000 e RTX 4000 habilita o VSR, que atua de maneira similar ao DLSS, mas para vídeos. Conforme explica a Nvidia, as placas detectam quando um vídeo começa a ser reproduzido no navegador do usuário e, caso sua resolução seja menor que a do monitor conectado, os algoritmos de upscaling começam a ser executados para aprimorar a qualidade de imagem, utilizando o poder dos Tensor Cores.

Continua após a publicidade

Para tirar proveito do recurso, além de uma das placas compatíveis, é preciso utilizar o Google Chrome na versão 110.0.5481.105 ou superior, ou ainda o Microsoft Edge 110.0.1587.56 ou superior e ativar a tecnologia no Painel de Controle da Nvidia — clique com o botão direito do mouse na Área de Trabalho e selecione "Painel de Controle da Nvidia" no menu flutuante. Na nova janela aberta, clique na seção "Ajustar as configurações de imagem do vídeo" e então ative a opção "Super-resolução" na aba "Aprimoramento de vídeo por RTX".

Os usuários poderão definir um nível de qualidade do upscaling de 1 a 4, sendo 1 o mais básico, com um formato mais simples do algoritmo, e 4 o mais avançado, com o algoritmo completo para a melhor qualidade. É importante destacar que, quanto maior o nível, maior será o impacto na placa de vídeo, o que pode causar lentidões caso você esteja realizando outras tarefas intensas, como modelagem 3D, edição de vídeo ou mesmo reprodução de games.

A tecnologia é suportada em vídeos com 360P a 1440P de resolução, e taxas de atualização de até 144 Hz, e curiosamente também é compatível em alguns serviços de streaming como Amazon Prime Video, Disney Plus, Netflix e Twitch, além do próprio YouTube, usado como exemplo pela Nvidia durante o anúncio. Alguns veículos especializados tiveram acesso antecipado à novidade e, ao que tudo indica, os resultados são positivos, no geral.

Continua após a publicidade

A qualidade de imagem parece melhorar consideravelmente em vídeos mais antigos e com alto nível de artefatos, mas os efeitos são menos perceptíveis quando o conteúdo já possui boa definição. Ainda assim, considerando se tratar de um upgrade gratuito, o VSR é muito bem-vindo. Em seu site oficial, a Nvidia também disponibilizou uma lista completa de respostas para as perguntas mais frequentes, onde explicou o motivo pelo qual soluções da família RTX 2000 não receberam a função neste momento.

Ao que parece, as primeira geração de GPUs gamer da marca a contar com os Tensor Cores receberão o VSR futuramente, mas por possuírem uma arquitetura diferente, mais antiga, frente às novas RTX 3000 e RTX 4000, será preciso reescrever os algoritmos usados no upscaling. Diante da complexidade, a Nvidia também não estabeleceu um prazo para que isso ocorra, mas se comprometeu a trazer novidades assim que possível.

Fonte: Windows Central