Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

IA da Nvidia promete aprimorar vídeos de baixa qualidade da web

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 05 de Janeiro de 2023 às 17h13

Link copiado!

Reprodução/Nvidia
Reprodução/Nvidia
Tudo sobre Nvidia

A Nvidia expandiu sua inteligência artificial de otimização de vídeos para aprimorar conteúdos mais antigos desfocados ou com artefatos. O RTX Video Super Resolution foi projetado para otimizar os vídeos de baixa qualidade assistido pelos navegadores Chrome e Edge. O anúncio foi feito durante a apresentação da empresa na CES 2023.

A IA faz um upscaling (aumenta a resolução) de um vídeo para até 4K, possibilitando o consumo otimizado em TVs de alta resolução e monitores de PCs compatíveis. Infelizmente, é necessário ter uma GPU da Nvidia das séries 30 e 40, as mais recentes até o momento, para desfrutar do recurso nativo.

Continua após a publicidade

Na demonstração da empresa, foi possível ver um vídeo do game Apex Legends sendo afetado pela novidade. As bordas foram suavizadas, como se houvesse a aplicação de um antisserrilhado, e as interferências de imagens foram suprimidas.

A apresentação foi feita em um vídeo do YouTube, mas é compatível com qualquer vídeo, o que indica que até conteúdos do início da década passada poderão ser aprimorados. Naquela época, eram comuns vídeos em 480p ou até menores, já que os monitores de tubo não tinham resolução elevada.

Vídeos antigos em até 4K

Segundo a Nvidia, a tecnologia suporta vídeos entre 360p e 1440p com uma taxa de quadros de até 144 Hz. O interessante é que mesmo conteúdos de streaming, como a Netflix, poderão passar por upscaling se estiverem apenas na resolução Full HD, por exemplo.

Continua após a publicidade

As placas atuais da serie Geforce 30 e 40 devem receber uma atualização nos próximos dias para suportar a novidade. Os dispositivos de streaming Shield TV e Shield TV Pro já receberam a IA, porém a companhia queria alcançar um público maior adicionando-a aos navegadores.

Essa é uma oportunidade para assistir novamente aos vídeos gravados com o seu celular antigo. Quem testou realmente se impressionou com a qualidade, principalmente com vídeos de menor resolução. Infelizmente, o luxo será para poucos, já que as placas de vídeo da Nvidia das séries contempladas não saem por menos de R$ 2,4 mil.