Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nvidia oficializa placa de vídeo RTX A2000 de perfil baixo para profissionais

Por| Editado por Wallace Moté | 11 de Agosto de 2021 às 13h14

Link copiado!

Divulgação/Nvidia
Divulgação/Nvidia
Tudo sobre Nvidia

Confirmando o que vazamentos recentes haviam divulgado, a Nvidia oficializou nesta semana a nova RTX A2000, placa de vídeo de entrada voltada para profissionais. Além do consumo baixo, o grande destaque da nova GPU é o seu formato compacto, pensado para permitir que a novidade possa ser equipada em desktops de tamanho reduzido.

Chip de RTX 3060 com memória ECC e baixo consumo

O lançamento chega ao mercado equipado com uma versão reduzida da GPU GA106, mesma utilizada na GeForce RTX 3060. O modelo traz 3.328 núcleos CUDA, 104 núcleos Tensor para IA e 26 núcleos RT para Ray Tracing, quantidades cerca de 7% menores quando comparadas à variante gamer do chip.

Continua após a publicidade

Redução maior é vista na velocidade de operação — segundo a Nvidia, o clock boost da RTX A2000 é de 1.200 MHz, número bastante baixo em relação aos 1.777 MHz da RTX 3060, mas suficiente para programas profissionais. Acompanhando a GPU, há ainda 6 GB de VRAM GDDR6 com ECC, que corrige eventuais erros encontrados nos cálculos.

A memória tem clocks de 12 Gbps, operando em uma interface de 192-bit, para uma largura de banda de 288 GB/s. Unindo as especificações, a nova placa é capaz de entregar 8 TFLOPs de poder computacional em FP32, com consumo estimado de apenas 70 W.

O TGP baixo é um dos pontos que permite a significativa redução de tamanho frente ao restante da linha profissional da empresa: com menos calor sendo gerado, a solução de resfriamento pode ser menor e, consequentemente, o corpo da placa pode ter dimensões menores.

Continua após a publicidade

A RTX A2000 ocupa apenas dois slots PCI-E e utiliza uma ventoinha no estilo blower. Outra medida tomada para manter o design compacto está nas conexões de vídeo — há quatro portas mini DisplayPort 1.4a, que possibilitam a conexão de até 4 monitores com resolução 5K.

Novidades para o Omniverse e novo Studio Driver

Paralelo à nova placa, a Nvidia também anunciou outras novidades voltadas para profissionais, incluindo melhorias na plataforma de desenvolvimento online Omniverse e um novo Studio Driver. A primeira delas é a chegada do GANverse 3D — Image2Car à Omniverse, que utiliza Inteligência Artificial para gerar modelos 3D de carros a partir de uma imagem ou desenho em 2D.

Continua após a publicidade

A iniciativa visa facilitar a vida de modeladores, designers e artistas em geral, com ou sem experiência, e receberá mais recursos de conversão como esse no futuro, no que a Nvidia chama de "AI Toy Box", ou "Caixa de Brinquedos IA", em tradução livre. Enquanto isso, o update do Studio Driver traz às placas compatíveis da empresa melhor suporte e novas ferramentas a programas como o Topaz Sharpen AI e o Capture One 21.

Preço e disponibilidade

A Nvidia RTX A2000 será disponibilizada em outubro, junto a workstations de parceiras como Lenovo, Dell, Asus e HP, ou ainda vendida separadamente, com preço sugerido de US$ 450 (cerca de R$ 2.325, em conversão direta). Ainda não há detalhes sobre os preços que serão praticados no Brasil.

Nvidia RTX A2000: ficha técnica

Continua após a publicidade
  • GPU: GA106
  • Núcleos CUDA: 3.328
  • Tensor Cores: 104
  • RT Cores: 26
  • Frequências: 1.200 MHz (Boost)
  • Poder computacional (FP32): 8 TFLOPs
  • Memória VRAM: 6 GB GDDR6 com ECC
  • Interface da memória: 192-bit
  • Velocidade da memória: 12 Gbps
  • Largura de banda: 288 GB/s
  • Consumo (TGP): 70 W
  • Conexões de vídeo: 4x mini DisplayPort 1.4a com mecanismo de trava

Fonte: Nvidia, XDA Developers, AnandTech