Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nvidia pode lançar GPU de entrada RTX A2000 para workstations com 11 TFLOPs

Por| Editado por Wallace Moté | 07 de Agosto de 2021 às 09h30

Link copiado!

Divulgação: Nvidia
Divulgação: Nvidia
Tudo sobre Nvidia

A Nvidia trouxe a microarquitetura Ampere ao mercado no início do ano passado, com a estreia da GPU A100, destinada a servidores e data centers. A empresa destacava como a novidade era a mais poderosa em oito gerações, sendo até sete vezes superior à antecessora, a V100.

Meses depois, os chips Ampere estrearam na família RTX 3000 para jogos, além da substituta da aclamada linha Quadro, a RTX A6000, voltada para workstations e trabalhos de modelagem, animação e mais. Desde então, a fabricante trouxe uma série de novos modelos para ampliar a série RTX A, pensadas para atender a um público maior em variadas faixas de preço.

Uma delas é a RTX A2000, com uma versão do chip GA106, mesmo da RTX 3060. Variante mais básica, a A2000 curiosamente só foi disponibilizada para notebooks. Isso pode estar prestes a mudar, como revela novo vazamento divulgado nesta semana.

Continua após a publicidade

RTX A2000 pode chegar em breve para desktops

A descoberta foi feita por fontes do site VideoCardz, que encontraram uma imagem do que seria a nova RTX A2000 para desktops. O visual lembra bastante o restante da linha profissional RTX A, mas com design mais sóbrio em preto fosco e menos detalhes na cor dourada — apenas o logo da Nvidia e o nome do modelo apresentam a tonalidade.

Acredita-se ainda que a nova variante da RTX A2000 ocupe dois slots PCI-E, utilizando um sistema de refrigeração robusto para as especificações, com uma ventoinha no estilo blower. A parte traseira tem grandes vãos para ventilação, e há quatro portas mini DisplayPort para exibição de vídeo. Não é possível ver as portas de alimentação, mas especula-se que a novidade utilize um conector de 6 pinos.

Continua após a publicidade

Modelo deve trazer mesmo chip da versão mobile com 11 TFLOPs

Reunindo as informações divulgadas pelo rumor com os dados já conhecidos da versão mobile da placa, espera-se que a RTX A2000 para desktops mantenha a GPU GA106. Há duas possibilidades de configurações das memórias: 12 GB GDDR6, em uma interface de 192-bit, ou 8 GB GDDR6, em uma interface de 128-bit. Independente do caso, a solução entregaria algo em torno de 11 TFLOPs de poder computacional.

O VideoCardz também sugere que a placa seria lançada ainda nesta semana, apesar de não haver detalhes mais específicos com as datas. Outro ponto interessante, levantado pelo site WCCFTech, é que caso a RTX A2000 venha de fato a ser anunciada nesse formato, estaria praticamente sem competidoras — as únicas rivais da AMD no mesmo segmento ainda utilizam a agora antiga microarquitetura Polaris.

Continua após a publicidade

Fonte: WCCFTech, VideoCardz