Nvidia pode lançar GPU de entrada RTX A2000 para workstations com 11 TFLOPs

Nvidia pode lançar GPU de entrada RTX A2000 para workstations com 11 TFLOPs

Por Renan da Silva Dores | Editado por Wallace Moté | 07 de Agosto de 2021 às 09h30
Divulgação: Nvidia

A Nvidia trouxe a microarquitetura Ampere ao mercado no início do ano passado, com a estreia da GPU A100, destinada a servidores e data centers. A empresa destacava como a novidade era a mais poderosa em oito gerações, sendo até sete vezes superior à antecessora, a V100.

Meses depois, os chips Ampere estrearam na família RTX 3000 para jogos, além da substituta da aclamada linha Quadro, a RTX A6000, voltada para workstations e trabalhos de modelagem, animação e mais. Desde então, a fabricante trouxe uma série de novos modelos para ampliar a série RTX A, pensadas para atender a um público maior em variadas faixas de preço.

Uma delas é a RTX A2000, com uma versão do chip GA106, mesmo da RTX 3060. Variante mais básica, a A2000 curiosamente só foi disponibilizada para notebooks. Isso pode estar prestes a mudar, como revela novo vazamento divulgado nesta semana.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

RTX A2000 pode chegar em breve para desktops

A descoberta foi feita por fontes do site VideoCardz, que encontraram uma imagem do que seria a nova RTX A2000 para desktops. O visual lembra bastante o restante da linha profissional RTX A, mas com design mais sóbrio em preto fosco e menos detalhes na cor dourada — apenas o logo da Nvidia e o nome do modelo apresentam a tonalidade.

Suposta RTX A2000 para desktops (Imagem: Reprodução/VideoCardz)

Acredita-se ainda que a nova variante da RTX A2000 ocupe dois slots PCI-E, utilizando um sistema de refrigeração robusto para as especificações, com uma ventoinha no estilo blower. A parte traseira tem grandes vãos para ventilação, e há quatro portas mini DisplayPort para exibição de vídeo. Não é possível ver as portas de alimentação, mas especula-se que a novidade utilize um conector de 6 pinos.

Modelo deve trazer mesmo chip da versão mobile com 11 TFLOPs

Reunindo as informações divulgadas pelo rumor com os dados já conhecidos da versão mobile da placa, espera-se que a RTX A2000 para desktops mantenha a GPU GA106. Há duas possibilidades de configurações das memórias: 12 GB GDDR6, em uma interface de 192-bit, ou 8 GB GDDR6, em uma interface de 128-bit. Independente do caso, a solução entregaria algo em torno de 11 TFLOPs de poder computacional.

Caso seja similar à variante para notebooks, a RTX A2000 para desktops pode contar com chip GA106 e entregar cerca de 11 TFLOPs de poder computacional (Imagem: Reprodução/WCCFTech)

O VideoCardz também sugere que a placa seria lançada ainda nesta semana, apesar de não haver detalhes mais específicos com as datas. Outro ponto interessante, levantado pelo site WCCFTech, é que caso a RTX A2000 venha de fato a ser anunciada nesse formato, estaria praticamente sem competidoras — as únicas rivais da AMD no mesmo segmento ainda utilizam a agora antiga microarquitetura Polaris.

Fonte: WCCFTech, VideoCardz

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.