Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

MSI e ASRock anunciam placas compatíveis com até 256 GB de RAM

Por| Editado por Jones Oliveira | 18 de Dezembro de 2023 às 11h30

Link copiado!

AsRock
AsRock

Marcas como ASRock e a MSI confirmaram oficialmente que suas placas-mãe agora têm suporte para até 256 GB de memória RAM DDR5. Dessa forma, os usuários podem adquirir até quatro pentes de 64 GB para totalizar os 256 GB, desde que a motherboard tenha os quatro canais de memória requeridos para esse procedimento.

As duas companhias revelaram a informação em seus sites oficiais, mas não entraram em tantos detalhes até o momento. Porém, as imagens cedidas ajudam a contextualizar a situação. No caso da MSI, a captura de tela compartilhada pela empresa revela que pelo menos a MSI PRO X670-P WIFI, com chipset AM5, terá essa funcionalidade. No lado da ASRock, placas como a X670E-Taichi e a XZ790 Nova Wifi também serão compatíveis.

Aliás, vale notar que a MSI testou a capacidade de memória RAM elevada com um Ryzen 9 7900X, enquanto a ASRock utilizou um Intel Core i5-14600K. Curiosamente, a ASRock também revelou uma captura de tela com um Ryzen 7 8700G, vazando e praticamente confirmando que o lançamento da futura geração Ryzen 8000 deve acontecer nas próximas semanas.

Continua após a publicidade

Memórias usam tecnologia da Micron

Até então, o suporte máximo dessas placas-mãe variavam entre 128 GB e 192 GB. Com a novidade, usuários entusiastas devem tirar proveito máximo das plataformas mais recentes da Intel e AMD. A expectativa é que as fabricantes enviem uma atualização via firmware para que o suporte de até 256 GB seja efetivado nas motherboards, mas a lista completa de placas ainda não foi divulgada por nenhuma das duas marcas.

Aliás, a chegada dos 256 GB só é possível graças ao avanço tecnológico de outras gigantes: Kingston e Micron. Os módulos usados nas imagens correspondem aos pentes Kingston Fury Renegade KF560C36-64 com chips da Micron. A companhia adotou o processo de fabricação com nódulo 1-Beta, responsável por melhorar o desempenho e a eficiência energética graças ao aumento na densidade de bits.

Com o anúncio da compatibilidade dos 256 GB, é só uma questão de tempo até que outras fabricantes também revelem suporte oficial para essa quantidade de RAM. Com a CES 2024 no início de janeiro, não seria surpresa encontrar anúncios desse tipo na feira.