Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microsoft demonstra rival do DLSS que funciona nativo no Windows

Por| Editado por Jones Oliveira | 07 de Junho de 2024 às 17h10

Link copiado!

Microsoft / Divulgação
Microsoft / Divulgação
Tudo sobre Microsoft

A Microsoft publicou os primeiros comparativos oficiais do Automatic Super Resolution em seu fórum oficial de desenvolvedores. Com tecnologia de escalonamento de imagem auxiliada por IA rodando diretamente na camada do sistema operacional, sem depender de tecnologias proprietárias de GPUs, o AutoSR impressiona, subindo a taxa de quadros entre 30% a 40% em resoluções QuadHD (1440p).

Apesar de não estar atrelada às GPUs, a tecnologia ainda depende da presença de hardwares específicos, no caso as NPUs. Tanto por isso, a Microsoft não está liberando o AutoSR nas atualizações gerais do Windows 11, ao menos até o momento.

A empresa está oferecendo uma exclusividade temporária para as NPUs Copilot+PCs com processadores Qualcomm Snapdragon X Elite. Contudo, a tendência é que conforme os processadores com NPUs comecem a se tornar tendência no mercado, a atualização chegue ao público geral, já embarcada na versão base do Windows.

Continua após a publicidade

Menos estresse sobre as GPUs mais simples

Tecnologias como Intel XeSS, NVIDIA DLSS e AMD FSR realizam o upscaling alterando a forma como os jogos renderizam as imagens, adicionando passos extras em todo o processo. Como cada solução gráfica realiza isso de uma forma diferente, o resultado final varia bastante e depende diretamente dos recursos disponíveis para a GPU para realizar o escalonamento.

O diferencial do Automatic Super Resolution é que ele realiza esse mesmo processo automaticamente e direto na NPU, sem a necessidade de gerar informações e processos adicionais para as GPUs. O resultado é um ganho significativo de desempenho, com mais nitidez em texturas maiores, mesmo em chips gráficos mais simples.

A página de suporte do AutoSR lista apenas 11 jogos como oficialmente compatíveis com a tecnologia, mas, durante um dos eventos de lançamento dos Copilot+PCs, alguns convidados relataram que Baldur’s Gate 3, que não está na lista, também foi utilizado como exemplo com resultados impressionantes.