MediaTek Dimensity 9200 tem suposta ficha técnica completa vazada
Por Renan da Silva Dores • Editado por Wallace Moté |
Faltando apenas algumas horas para ser anunciado oficialmente, o MediaTek Dimensity 9200, nome temporário pelo qual é conhecido o próximo chipset premium da gigante, teve as principais especificações técnicas vazadas pelo leaker Digital Chat Station. O componente não deve trazer grandes surpresas, adotando uma configuração similar ao do antecessor, mas embarcando núcleos e GPU atualizados — os mesmos que haviam sido encontrados em vazamentos recentes.
- Linha Galaxy S23 terá apenas processadores Snapdragon, indica Qualcomm
- ROG Phone 6 foi o smartphone mais rápido de outubro de 2022, diz AnTuTu
Na publicação feita na Weibo, o informante, que teria coletado os dados a partir de apps que detectam especificações (como o AIDA64), indica que o Dimensity 9200 deve manter a fabricação na litografia de 4 nm da TSMC, empregando a configuração já bastante tradicional de 1 + 3 + 4 núcleos, sendo 1 Cortex-X3 de máxima performance operando a até 3,05 GHz, 3 Cortex-A715 de alto desempenho trabalhando a até 2,85 GHz e 4 Cortex-A510 de alta eficiência rodando a até 2,0 GHz.
A GPU seria a robusta Immortalis G715 MC11 (possivelmente equipada com 11 núcleos) da ARM, cujo principal destaque seria o suporte por hardware ao Ray Tracing, a técnica que replica o comportamento da luz com alta precisão em games. Ainda na postagem, Digital Chat Station também cita o concorrente direto do chip da MediaTek, o Snapdragon 8 Gen 2, e volta a sugerir que o componente da Qualcomm terá uma configuração diferenciada.
Segundo as informações, a plataforma empregaria uma configuração de 1 + 2 + 2 + 3 núcleos, sendo 1 Cortex-X3 rodando a até 3,19 GHz, 2 Cortex-A715 a até 2,8 GHz, 2 Cortex-A710 (os núcleos de alto desempenho da geração anterior) também operando a até 2,8 GHz e 3 Cortex-A510 trabalhando a até 2,0 GHz. A GPU seria a nova Adreno 740, cujo poder de processamento e recursos ainda são desconhecidos.
Com esse conjunto, a Qualcomm pretende garantir que assumirá a liderança de performance entre os smartphones Android, posto que quase perdeu com o Dimensity 9000 e 9000 Plus neste ano. É importante destacar que o Snapdragon 8 Gen 2 já foi visto em testes do Geekbench equipado no que pode ser a família Galaxy S23 da Samsung, onde exibiu configurações diferentes de CPU, ainda que os tipos de núcleo e a GPU sejam as mesmas. Seja como for, a situação será esclarecida já na próxima semana, quando a solução será anunciada.
Dimensity 9200 estreia nesta terça (8)
Em teaser divulgado na semana passada, a MediaTek confirmou que apresentará seu próximo chipset premium na madrugada desta terça-feira (8), às 3h30 no horário de Brasília. Sem confirmar o nome oficial, a empresa indicou que o lançamento terá grande foco no aumento de performance, em aprimorar a eficiência energética e em oferecer o que a marca afirmou ser "a melhor experiência para games e consumo de mídia".
Até o momento da confirmação, o suposto Dimensity 9200 foi encontrado em múltiplos benchmarks, contando exatamente com as configurações apontadas hoje por Digital Chat Station. O conjunto é bastante promissor: no AnTuTu, que avalia a performance geral, o processador chegou a 1,26 milhão de pontos, a maior já registrada pelo teste e 26% melhor que a atingida pelo Dimensity 9000.
Já no GFXBench, focado na GPU, a Immortalis G715 MC11 marca 328 FPS no teste Manhattan ES 3.0 em 1080P, e 228 FPS no Manhattan ES 3.1, também em 1080P. Em ambos os casos, o novo Dimensity conseguiu superar com folga até mesmo o A16 Bionic da Apple, presente no iPhone 14 Pro e tido como o chip mais potente para smartphones no momento, com margens de vantagem que chegam a 35%.
Fonte: Digital Chat Station, Gizmochina (1, 2)