Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Dimensity 9200 pode ter GPU tão potente quanto a do Snapdragon 8 Gen 2

Por| Editado por Wallace Moté | 31 de Outubro de 2022 às 11h40

Link copiado!

Divulgação/MediaTek
Divulgação/MediaTek
Tudo sobre MediaTek

Depois de vazar no AnTuTu, o MediaTek Dimensity 9200, próximo chipset premium da gigante, recebe agora resultados vazados do GFXBench, benchmark especializado no desempenho gráfico. Os números mostram que a nova GPU Immortalis G715 deve trazer um grande salto de performance para o componente, não apenas superando o A16 Bionic da Apple, como também empatando com a Adreno do aguardado Snapdragon 8 Gen 2.

As informações chegam como cortesia do leaker Ice Universe, que mostra resultados do teste Manhattan nas versões ES 3.0 e ES 3.1 do GFXBench. Ambos são realizados na resolução Full HD (1080P) com a tela desligada, para evitar qualquer tipo de gargalo vindo da resolução do display que afete os números. Também é possível ver o nome da GPU, a Immortalis G715, mais recente chip gráfico da ARM que tem como destaques uma arquitetura aprimorada e suporte a Ray Tracing via hardware.

O componente foi capaz de atingir 328 FPS no primeiro, e 228 FPS no segundo, resultados bastante elevados que o colocam à frente até quando comparado à GPU do A16 Bionic, chipset do iPhone 14 Pro e 14 Pro Max, que atinge 243 FPS e 190 FPS, respectivamente — diferenças de 35% e 20%. As vantagens são maiores em comparação à Adreno 730 do Snapdragon 8 Gen 1, que marca 187 FPS (22% de vantagem) no ES 3.0 e 167 FPS (97% de vantagem) no ES 3.1. Dito isso, versões mais recentes do benchmark costumam ser utilizadas.

Continua após a publicidade

Um dos pontos mais interessantes apontados por Ice Universe é que a nova Adreno do Snapdragon 8 Gen 2, próxima plataforma premium da Qualcomm aguardada para estrear neste mês, teria desempenho equivalente. Com isso, tanto MediaTek quanto Qualcomm forneceriam desempenho superior ao A16 Bionic, ao menos em processamento gráfico, algo que, na verdade, já havia sido visto na geração anterior.

A notícia é positiva para o mundo Android, que deve ver o número de opções de processadores topo de linha crescer, em vez de estar preso a um único modelo. Isso também pode ser positivo para os preços, especialmente se a MediaTek mantiver os valores mais baixos frente à rival.

Dimensity 9200 já foi visto no AnTuTu

Continua após a publicidade

Ainda nesta semana, o Dimensity 9200 teve a passagem no AnTuTu vazada, surpreendendo pelos resultados elevados. Em comparação ao Dimensity 9000, seu antecessor, a novidade seria até 26% superior ao atingir 1,26 milhão de pontos, contra uma média de 1 milhão. O melhor resultado da geração passada chega a 1,12 milhão, em um ROG Phone 6D, o que significa que há chances de vermos números ainda maiores em celulares de alta potência como o modelo da ASUS.

A MediaTek já confirmou que realizará um evento dedicada às suas plataformas na próxima semana, em 10 de novembro, e espera-se que o Dimensity 9200 seja anunciado durante a apresentação. Curiosamente, o rival Snapdragon 8 Gen 2 é aguardado para a semana seguinte, devendo ser apresentado na Snapdragon Summit 2022, marcada para acontecer entre 15 e 17 de novembro.

Fonte: Ice Universe, GSMArena