Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

MediaTek Dimensity 9200 ganha data oficial de lançamento

Por| Editado por Wallace Moté | 01 de Novembro de 2022 às 08h45

Link copiado!

Divulgação/MediaTek
Divulgação/MediaTek
Tudo sobre MediaTek

Em teaser divulgado na noite desta segunda (31), a MediaTek confirmou que anunciará o Dimensity 9200, seu próximo chipset premium para smartphones, já na próxima semana. Bastante aguardado diante do sucesso da geração anterior, o processador promete entregar alto desempenho enquanto aprimora a eficiência energética, pontos reforçados por testes vazados recentemente, devendo equipar um número ainda maior de flagships.

Na postagem, feita na rede social Weibo, a MediaTek pergunta maneiras de "definir benchmarks para a próxima geração", citando então pontos que devem ser o foco da nova plataforma, como alta potência e maior eficiência. A empresa também sugere haver foco em games, ao questionar se "a melhor experiência para games e mídia" seria outro dos benchmarks. É então que a gigante confirma a data de anúncio do componente.

O MediaTek Dimensity 9200 — que, vale lembrar, ainda não é o nome oficial do processador, mas sim o especulado — será oficialmente apresentado na próxima terça-feira, 8 de novembro, às 3h30 da manhã no horário de Brasília. Não há informações mais detalhadas sobre o chip, como configurações e recursos embarcados, mas diversos rumores já indicam o que podemos esperar do componente.

Continua após a publicidade

Ao que tudo indica, a plataforma deve ser fabricada pela TSMC, com a mesma litografia de 4 nm da geração anterior. Serão 8 núcleos em uma configuração 1 + 3 + 4, distribuídos da seguinte maneira: 1 Cortex-X3 de máxima performance — núcleo inédito da ARM lançado neste ano — rodando a até 3,05 GHz, 3 Cortex-A710 de alto desempenho operando a até 2,85 GHz e 4 Cortex-A510 de alta eficiência trabalhando a até 2,0 GHz.

Fecha o pacote a GPU ARM Immortalis G715, cujo maior destaque é a adição de hardware dedicado para Ray Tracing, algo até o momento visto apenas no Exynos 2200 da Samsung, desenvolvido em parceira com a AMD.

Dimensity 9200 já foi visto em testes

Continua após a publicidade

Às vésperas do lançamento, o Dimensity 9200 já protagonizou múltiplos vazamentos, com destaque para os que mostram o possível desempenho da plataforma em dois benchmarks renomados: o AnTuTu, de performance geral, e o GFXBench, focado em processamento gráfico. Em ambos, o chipset bateu recordes e superou concorrentes de peso, incluindo o A16 Bionic da Apple, tido até então como o chip mais potente para smartphones.

No caso do AnTuTu, a solução atingiu 1,26 milhão de pontos, a maior pontuação já registrada pelo teste, sendo um resultado 26% maior que o atingido pelo Dimensity 9000. Os números são ainda mais impressionantes no GFXBench, em que a GPU Immortalis G715 MC11 (supostamente de 11 núcleos) marca 328 FPS no Manhattan ES 3.0 em 1080P, e 228 FPS no Manhattan ES 3.1, também em 1080P. Em comparação, o A16 Bionic chega a apenas 243 FPS e 190 FPS, respectivamente, o que dá vantagens de 35% e 20% ao rival da MediaTek.

Fonte: GSMArena, Gizmochina