Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Intel revela detalhes dos chips Raptor Lake de 13ª geração e sucessores

Por| Editado por Wallace Moté | 18 de Fevereiro de 2022 às 09h00

Link copiado!

Divulgação/Intel
Divulgação/Intel
Tudo sobre Intel

Durante conferência para investidores realizada nesta quinta-feira (17), a Intel revelou as primeiras informações sobre sua próxima geração de CPUs para usuários comuns, a 13ª geração Raptor Lake. Os detalhes confirmam o que rumores e vazamentos recentes haviam apontado, e sugerem que a nova família será uma versão refinada dos chips Alder Lake com maior número de núcleos. A gigante também aproveitou a oportunidade para confirmar mais características das próximas três gerações de processadores.

Intel Raptor Lake terá até 24 núcleos e 32 threads

Com previsão de lançamento para o segundo semestre de 2022, possivelmente entre outubro e novembro, a 13ª geração Raptor Lake é uma evolução da arquitetura híbrida inaugurada pela 12ª geração Alder Lake, mantendo a litografia Intel 7 de 10 nm e o máximo de 8 P-Cores de alto desempenho com Hyper-Threading, mas dobrando a quantidade de E-Cores de baixo consumo para 16, totalizando assim 24 núcleos e 32 threads.

Continua após a publicidade

Segundo a Intel, a mudança deve entregar ganhos de performance de "até dois dígitos", o que pode indicar que os ganhos devem ser de no máximo 10%, ainda que não seja possível confirmar isso no momento. A empresa promete ainda melhorias substanciais nas capacidades de overclocking, já bastante respeitáveis na família Alder Lake, e a adição de um módulo de Inteligência Artificial nas portas M.2, mas há poucos detalhes sobre essa característica em específico.

Outra boa notícia é que os processadores Raptor Lake serão compatíveis com o soquete LGA1700 das placas-mãe da família 600, permitindo assim que usuários que investiram na 12ª geração tenham um upgrade facilitado para a 13ª geração. Isso também sugere que as novas CPUs ainda serão compatíveis com memórias DDR4.

A gigante de Santa Clara exibiu uma demonstração do suposto Core i9 13900K em softwares profissionais, mais especificamente o programa de modelagem 3D Blender e o editor de efeitos de vídeo After Effects. Ao iniciar a renderização do logo 3D da Intel no Blender, as 32 threads são levadas aos 100% de uso, mas ao minimizar a janela, os P-Cores são liberados para realizar uma segunda tarefa, enquanto os E-Cores seguem trabalhando na renderização.

Continua após a publicidade

É demonstrada então a aplicação de um filtro de remoção no After Effects, que utiliza pouco processamento dos P-Cores e permitiria ainda a execução de mais tarefas simultaneamente. Ao que parece, a responsividade foi mantida durante toda a demonstração.

Futuras gerações com chiplets e "Tile GPU"

Ainda durante a apresentação, a Intel confirmou os primeiros detalhes das próximas três gerações de processadores, cujos codinomes serão Meteor Lake, de 14ª geração, Arrow Lake, de 15ª geração, e Lunar Lake, de 16ª geração. Todas as famílias prometem reorganizar o setor de computação para usuários comuns da gigante mais uma vez, ao adotar o design de Multi-Chip Module (MCM), em que a CPU é composta por diversos chiplets.

Continua após a publicidade

A linha Meteor Lake, que já havia sido mostrada em fotos no processo inicial de fabricação, será a primeira, tendo previsão de estreia para 2023. Produzida na litografia Intel 4, o aguardado processo de 7 nm da Intel, a 14ª geração será composta basicamente por 4 chiplets, sendo uma CPU com arquitetura híbrida, um SoC para gerenciamento de memórias e outros elementos de computação, um para conexões e uma GPU integrada, agora chamada tGPU.

A Tile GPU, ou tGPU, será fabricada externamente no processo N3 de 3 nm da TSMC e promete oferecer um enorme salto de desempenho gráfico para a família Intel Core, por aumentar a quantidade de núcleos e adotar a microarquitetura Xe-HPG, mesma das placas de vídeo dedicadas da família Arc. A Intel está confiante que a abordagem levará os processadores a assumirem a liderança em computação, IA e gráficos.

Em 2024, a 15ª geração Arrow Lake deve evoluir os conceitos introduzidos com a família Meteor Lake, empregando a litografia Intel 20A, possivelmente equivalente a 2 nm. Sua sucessora, a 16ª geração Lunar Lake, traria ainda mais avanços ao equipar um chiplet adicional de função desconhecida e adotar o processo de fabricação Intel 18A, que poderia ser equivalente a 1,8 nm.

Continua após a publicidade

Com o Intel 18A, a linha Lunar Lake entregaria "performance com consumo ultra baixo", assumindo a liderança em performance por Watt. Obviamente, ainda é muito cedo para confirmarmos as promessas da Intel, e é importante lembrar que a AMD também tem divulgado promessas ambiciosas para suas futuras gerações. O único fato é que os próximos 3 anos devem ser palco para um mercado bastante competitivo.

Fonte: VideoCardz, WCCFTech