Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Linha Intel Arc Alchemist pode ter suporte a até 5 monitores

Por| Editado por Wallace Moté | 16 de Fevereiro de 2022 às 07h46

Link copiado!

Hot Hardware/Intel
Hot Hardware/Intel
Tudo sobre Intel

Um novo driver de GPUs da Intel para Linux sugere que a família de placas de vídeo Intel Arc pode receber modelos equipados com 5 conexões de vídeo, permitindo assim que 5 monitores sejam conectados simultaneamente. A configuração é inédita em placas voltadas para o público gamer, salvo raras exceções com usos diferenciados, e pode indicar, na verdade, que a linha deve ganhar variantes dedicadas a profissionais.

Linha Intel Arc pode suportar até 5 monitores

Conforme descobriu o site Phoronix, a Intel publicou nesta terça-feira (15) um pequeno update para os drivers Linux, identificado pelo número "i915", que tem como nota de atualização citação explícita ao conserto de uma quinta porta de sinal de vídeo para a DG2. Sabe-se que DG2 é o codinome utilizado pela empresa para identificar o chip que equipará a família Arc, e assim a menção a uma quinta conexão chama bastante atenção.

Continua após a publicidade

Isso porque não há placas de vídeo gamer no mercado com mais do que 4 conexões de vídeo. Algumas das únicas variantes conhecidas disponibilizadas para esse público pertencem à linha entusiasta AORUS da Gigabyte, com 6 portas, mas boa parte delas é dedicada à comunicação com óculos de Realidade Virtual, não sendo capazes de se conectar diretamente a monitores.

No entanto, o número elevado é comum entre placas de vídeo dedicadas a profissionais, que costumam utilizar um grande número de monitores para manipular diferentes softwares, ou mesmo janelas de um mesmo programa, simultaneamente. Um desses casos é o da Radeon PRO W6800, atual modelo de alto desempenho da AMD para workstations, que emprega 6 portas mini DisplayPort.

Considerando que a linha Arc também está confirmada para atender aos profissionais, há forte probabilidade de que essa quinta porta de vídeo seja justamente dedicada a GPUs para workstations, não estando assim disponível para variantes gamer.

Continua após a publicidade

Placas podem estrear no segundo trimestre

Prometendo aliviar a crise do mercado de GPUs com "milhões de placas anualmente" para o público gamer, a família Intel Arc Alchemist tem cada vez mais protagonizado rumores e vazamentos. Modelos de testes já foram fotografados, exibindo um visual simples e compacto, bem como o sistema de nomenclatura e o nível de desempenho que as soluções devem oferecer, atingindo performance próxima à de uma RTX 3070 Ti com o modelo topo de linha.

Antes prevista para estrear no primeiro trimestre, a linha deve chegar ao mercado aos poucos no decorrer do segundo trimestre, como indicou Moore's Law is Dead, renomado leaker de hardware. Os notebooks seriam os primeiros agraciados com as GPUs Arc Alchemist, recebendo o modelo de entrada A370M, enquanto as versões mais poderosas chegariam apenas em maio ou junho, após apresentação oficial em um grande evento de games.

Continua após a publicidade

Fonte: WCCFTech