Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Intel Core i5 12400 atinge 5,2 GHz e 33% mais desempenho em "overclock"

Por| Editado por Wallace Moté | 18 de Janeiro de 2022 às 07h45

Link copiado!

Intel
Intel
Tudo sobre Intel

Ao que parece, a Intel trouxe de volta aos processadores de final "S" a capacidade de overclock com a chegada da 12ª geração Alder Lake-S. Pelo menos é o que sugerem descobertas realizadas pelo renomado overclocker alemão Der8auer, que conseguiu fazer algumas das CPUs mais básicas da Intel atingirem velocidades extraordinárias, entregando saltos de desempenho que os colocam para enfrentar alguns dos modelos entusiastas da AMD e do próprio time azul.

Core i5 12400 ultrapassa os 5 GHz em "overclock"

Os processadores Intel pertencentes às famílias de final S, também conhecidos pela alcunha "non-K", em referência à linha K, trazem os chamados "multiplicadores de clock" travados. Esses multiplicadores são os responsáveis por permitir que o usuário modifique livremente a velocidade dos núcleos da CPU para realizar o overclocking, e só podem ser acessados pelos já citados chips com final K.

Continua após a publicidade

Usuários dos modelos de final S ainda conseguem aumentar as velocidades tradicionais ao ativar permanentemente o turbo dos componentes, mas os clocks ainda seguem limitados às especificações definidas pela Intel. No entanto, a situação parece ter mudado de maneira inusitada com a chegada da 12ª geração Alder Lake-S, conforme descobriu Der8auer.

O processo é ligeiramente complexo para usuários que não tenham costume de realizar overclock e traz alguns pontos que requerem atenção, mas proporciona ganhos massivos de desempenho. Além disso, só está disponível em alguns modelos de placas Z690 premium da ASUS com a BIOS de versão 0811, ainda que o overclocker tenha encontrado modelos das mais acessíveis B660 que podem ser compatíveis com o método — os testes sairão nos próximos dias.

Der8auer acredita que o recurso é resultado do uso de um gerador de clock externo, responsável por sincronizar as velocidades de comunicação dos componentes do PC, junto à maior granularidade que a Intel proporcionou com a família Alder Lake, ao possibilitar que os diferentes clocks, como o de cache e do barramento PCIe, fossem modificados sem afetar uns aos outros.

Continua após a publicidade

Entusiastas interessados em experimentar esse tipo de overclock devem aplicar os seguintes passos, melhor detalhados no vídeo do profissional: a primeira coisa a se fazer é acessar a BIOS, entrar no submenu "Tweaker's Paradise" e configurar um perfil XMP II, de overclock automático da memória RAM, para velocidades estáveis, sincronizar todos os núcleos na opção Performance Core Ratio e então aumentar o All-Core Ratio Limit para o valor máximo permitido.

Basicamente, isso significa que a CPU irá sincronizar a velocidade de todos os núcleos, e aumentar a velocidade de operação conjunto, algo similar a um overclock tradicional. Outro ponto importante é reduzir o multiplicador de operação do cache da CPU, que começa mais alto que o ideal, podendo causar instabilidades.

Continua após a publicidade

No caso de Der8auer, o padrão de 38 teve de ser reduzido para 33 para que a máquina operasse da maneira desejada, mas não há um valor definido — isso irá depender de processador para processador.

O segredo por trás do "overclock" é ativar a opção de BCLCK OC, ou "Bus Clock Overclock", que possibilita a alteração das frequências de comunicação entre a CPU e a North Bridge, que por sua vez estabelece a comunicação entre o processador e componentes como a memória RAM. A opção aparece apenas para os processadores Alder Lake-S, e caso não esteja ativada, não será possível ligar a máquina.

De maneira similar a um overclock tradicional, é necessário ajustar a voltagem dos núcleos, que exigirão agora mais energia, já que estarão operando a velocidades significativamente mais altas. O valor também irá variar de chip para chip, mas o especialista recomenda algo entre a casa de 1,3 V e 1,4 V. Por fim, é recomendado realizar ajustes na opção "CPU Load-line Calibration", que irá garantir que o VRM manterá a entrega da voltagem ideal mesmo sob estresse.

Continua após a publicidade

Unindo essas modificações, o Core i5 12400 testado pelo overclocker conseguiu atingir os 5.240 MHz, ou 5,2 GHz, quase 1 GHz a mais que o clock boost de fábrica definido pela Intel. O consumo atinge os 138 W em cargas de trabalho como o Cinebench R20, e a temperatura de alguns núcleos em estresse máximo pode atingir os 96 °C, mas o desempenho pode subir em impressionantes 33% em certos cenários, incluindo jogos.

Os testes mostram que o processador intermediário com "overclock" supera com frequência o Ryzen 7 5800X nos mais variados títulos e, ocasionalmente, consegue até mesmo vencer o irmão mais poderoso, o Core i9 12900K, especialmente nos registros de 1%, que representam os valores mais baixos das taxas de quadros dos games e dependem fortemente do desempenho da CPU.

Core i3 12100 com "overclock" empata com Ryzen 5 5600X

Em outro vídeo, Der8auer decidiu experimentar o overclock via BCLCK destravado nos modelos mais básicos da família Alder Lake, o Core i3 12100 e o Celeron G6900, que já se mostrou naturalmente impressionante ao apresentar desempenho single-core equivalente a um Core i9 10900K.

Continua após a publicidade

Com o Core i3, o profissional obteve velocidades espantosas de 5,3 GHz, e resultados que praticamente igualaram a CPU de entrada com o Ryzen 5 5600X, modelo intermediário duas vezes mais caro, em testes como Cinebench R20 e Geekbench 5. Após ajustes, o overclocker conseguiu chegar aos 5,4 GHz, aumentando a margem de vantagem do time azul.

Já o Celeron G6900 se mostrou mais desafiador, por apresentar a taxa de Performance Core Ratio mais baixa em virtude da presença de apenas dois núcleos. Apesar disso, com ajustes mais agressivos no BCLCK, o componente conseguiu entregar uma taxa de overclock de 60%, aumento impressionante e raro atualmente, entregando um salto de desempenho de porcentagem similar. Todos os números fazem os chips Alder Lake assumirem os recordes nos testes realizados.

Vale destacar que há diversos pontos influenciando os resultados finais, como as memórias escolhidas, mas ainda assim os enormes saltos observados mudam o cenário em que a Intel se encontrava, tornando os processadores Alder Lake opções extremamente atraentes para overclockers, entusiastas e usuários avançados dispostos a aplicar um pouco de esforço em troca de obter muito mais performance de modelos razoavelmente acessíveis.

Continua após a publicidade

Fonte: Der8auer (1, 2), VideoCardz