Intel Meteor e Arrow Lake devem ter chips de IA parecidos
Por Felipe Vidal • Editado por Jones Oliveira |
Uma das grandes novidades dos processadores Intel Meteor Lake, que serão lançados em dezembro de 2023, é a presença da inédita Unidade de Processamento Neural (NPU). Esse é um chip integrado para ajudar em tarefas com IA e segundo informações do site Phoronix, essa estrutura será reutilizada na futura geração Arrow Lake de forma muito parecida.
- TSMC pode adiar produção de chips em 2nm para 2026, aponta rumor
- Review Logitech G Pro X Superlight 2 | Mouse gamer muito leve
Uma atualização no kernel do Linux revelou que os drivers utilizados para a geração Meteor Lake serão muito similares aos que serão usados nos Arrow Lake. Embora não haja informações mais aprofundadas sobre isso, essa é mais uma forte evidência do investimento em Inteligência Artificial que a Intel tem realizado nesse campo.
O time azul utilizará o NPU para atividades específicas, divididas em dois grandes grupos. O primeiro terá foco em melhorias nos efeitos de áudio, criação de conteúdo, jogos e assistentes como o Microsoft Copilot. O segundo vai destacar operações computacionais mais intensas, com foco em LLMs (Grandes Modelos de Linguagem), como o ChatGPT.
IA é o futuro da Intel
Esta será a primeira vez que um processador da Intel terá um chip integrado para IA. Inclusive, o próprio CEO da companhia, Pat Gelsinger, já revelou que pretende inserir Inteligência Artificial em todo produto da empresa nos próximos anos.
Sobre os Meteor Lake e os Arrow Lake, ainda será preciso esperar para entender como os chips vão se comportar em diferentes gerações. Vale dizer que os Arrow Lake de 15ª geração serão produzidos em litografia de 2 nanômetros.
Também em 2024, a companhia tem os processadores Lunar Lake de notebooks planejados. Esses modelos foram demonstrados durante o Innovation 2023, criando uma música com base nas características da cantora Taylor Swift e imagens personalizadas através do Stable Diffusion. Para essas CPUs, a NPU deve ter diferenças mais acentuadas.
Fonte: Phoronix