Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Processadores Intel Meteor Lake Core Ultra ganham data de lançamento

Por| Editado por Jones Oliveira | 19 de Setembro de 2023 às 15h05

Link copiado!

Divulgação/Intel
Divulgação/Intel
Tudo sobre Intel

Durante o evento Innovation, a Intel finalmente revelou a data de lançamento dos vindouros processadores Meteor Lake para dispositivos portáteis. Os modelos chegam ao mercado só em dezembro, sob a tutela da nova nomenclatura Core Ultra.

Os primeiros processadores Intel Meteor Lake Core Ultra têm data de lançamento marcada para 14 de dezembro. A nomenclatura designa os processadores mais potentes da geração. Essa não é uma informação totalmente nova, uma vez que a companhia já havia anunciado esses planos em junho.

No entanto, ainda não foram informadas quais famílias de CPUs chegarão primeiro ao mercado. Olhando a estratégia da marca, não seria surpresa ver os novos Intel Core Ultra 5, 7 e 9, já que são os modelos com maior potencial de performance.

Continua após a publicidade

Meteor Lake usa chip para Inteligência Artificial

Os Meteor Lake trazem características bem diferentes na nova geração, incluindo um sistema de chiplets através da tecnologia de empacotamento Foveros 3D. A produção é feita com máquinas Ultra Violeta Extrema (EUV), em um processo de litografia de 7 nanômetros, conhecido como Intel 4.

Todavia, o destaque do evento foi a integração de uma NPU (Unidade de Processamento Neural). Esse é um chip voltado para ajudar os computadores em tarefas relacionadas à Inteligência Artificial. Pat Gelsinger, CEO da Intel, chamou os notebooks com processadores Meteor Lake de "AI PCs", explicitando sua visão de que o mundo da tecnologia entrou em uma nova era da computação doméstica.

Continua após a publicidade

Também vale dizer que essa geração continua o legado de arquitetura híbrida, introduzida em 2021 pela empresa. As novas CPUs para notebooks vão atuar com núcleos de Performance e Eficiência, com a adição de um núcleo de eficiência de baixo consumo energético para auxiliar certas demandas.

Por enquanto, a Intel ainda não divulgou detalhes adicionais sobre os processadores Meteor Lake, como preço ou as unidades específicas que estarão disponíveis.