Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

TSMC pode adiar produção de chips em 2nm para 2026, aponta rumor

Por| Editado por Jones Oliveira | 22 de Setembro de 2023 às 15h50

Link copiado!

TSMC pode adiar produção de chips em 2nm para 2026, aponta rumor
TSMC pode adiar produção de chips em 2nm para 2026, aponta rumor
Tudo sobre TSMC

A TSMC, gigante do mercado de semicondutores, adiaria para 2026 a produção em massa de chips em 2nm, prevista inicialmente para 2025. O rumor apontado pelo portal taiwanês TechNews.tv sugere que a empresa estaria enfrentando dificuldades em migrar da arquitetura FinFET para Gate-All-Around reduzindo litografias e a demanda atual do mercado final não justifica o investimento acelerado.

Atualmente a Samsung disputa a liderança do mercado de semicondutores com a TSMC e já utiliza arquitetura GAA em seus chips de 3nm. O suposto adiamento já teria surgido em outros relatórios, mas ligado às infraestruturas de água e energia de Taichung, cidade onde uma das principais plantas da empresa fica localizada.

Continua após a publicidade

Potencial para reduzir impacto crise de chips

Caso o rumor se confirme, isso abriria margem para que a sul-coreana e outras concorrentes ganhem força no segmento. A popularização da IA, Internet das Coisas e soluções de HPC elevou a demanda por chips com dies avançados.

Sendo assim, o adiamento daria à TSMC mais tempo para cumprir contratos vigentes, especialmente por ela ser uma das poucas com tecnologia de chiplets avançados. Por outro lado, a nova litografia com processos otimizados poderia antecipar a adoção de soluções mais modernas, reduzindo o impacto do atual gargalo de produção dos empacotamentos avançados.

Continua após a publicidade

Dessa forma, é preciso considerar o adiamento de produção com cautela. Em resposta ao novo rumor, a TSMC afirmou que o mapa de lançamentos continua inalterado e as projeções estão dentro do esperado. Conforme os planos da gigante taiwanesa, os primeiros protótipos de 2nm devem ser apresentados já em 2024 e a produção em massa deve, sim, começar em 2025.

Fonte: TechNews.tw