Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Intel demonstra CPU Lunar Lake gerando músicas e imagens com IA

Por| Editado por Jones Oliveira | 21 de Setembro de 2023 às 12h05

Link copiado!

Reprodução/Intel YouTube
Reprodução/Intel YouTube
Tudo sobre Intel

Durante o Innovation 2023, a Intel revelou os novos processadores Meteor Lake e deu um "gostinho" do que a próxima geração Lunar Lake de notebooks será capaz de fazer. Na ocasião, a equipe que apresentava a conferência criou parte de uma música baseada na cantora Taylor Swift em poucos segundos.

Utilizando o processador em uma máquina bem estranha, Greg Lavender, CTO da Intel, e Pat Gelsinger, CEO da companhia, criaram rapidamente o trecho de uma música com estilo, letra e vocais similares ao de Taylor Switf. O processo foi realizado no Audacity, um dos mais populares softwares para tratamento de áudio da atualidade.

Enquanto o app criava a música, os executivos usaram o gerador de imagem Stable Diffusion AI com o plugin OpenVINO para criar uma girafa com um chapéu. O interessante das demonstrações é que tudo foi feito de forma local, na própria máquina, sem a necessidade de conexão com a internet para recorrer a um servidor remoto.

Continua após a publicidade

Lunar Lake será movido por IA

Isso só é possível graças à Unidade de Processamento Neural otimizada para os Lunar Lake, com foco em Inteligência Artificial. Os processadores Meteor Lake serão os primeiros modelos da Intel a serem lançados com essa novidade em dezembro, mas as CPUs Lunar só chegam no fim de 2024, possivelmente.

Esse fato torna a demonstração realizada pela Intel ainda mais surpreendente. É raro ver empresas demonstrarem produtos que ainda vão demorar a chegar ao mercado, revelando a confiança que ela parece ter nessa geração.

Continua após a publicidade

Isso também não é por menos, uma vez que os Lunar Lake são fabricados com a litografia 18A, da classe de 1,8 nanômetros (nm). Essas CPUs vão usar núcleos híbridos de performance (Lion Cove) e de eficiência (Skymont), além de também serem construídas com um sistema de chiplets.

Embora os resultados sejam impressionantes para uma demo rápida, ainda será preciso esperar até que os Lunar Lake cheguem ao mercado. Antes disso, os usuários poderão colocar as mãos em notebooks com processadores Meteor Lake no dia 14 de dezembro.