Publicidade

Intel mostra processadores Meteor Lake de 14ª geração em duas versões

Por| Editado por Wallace Moté | 11 de Maio de 2022 às 11h16

Link copiado!

Divulgação/Intel
Divulgação/Intel
Tudo sobre Intel

Em evento realizado nesta semana, a Intel acaba de exibir oficialmente os chips Meteor Lake de 14ª geração, primeiros da empresa a adotar uma arquitetura baseada em chiplets. Previstos para estrear em 2023, os processadores prometem agitar a indústria ao trazer um novo tipo de GPU e processamento integrado de IA, mantendo algumas das características elogiadas da atual 12ª geração, como o design híbrido.

Intel exibe chips Meteor Lake em duas versões

Em um estande dedicado aos processos de fabricação da marca, junto aos atuais chips Alder Lake de 12ª geração, a Intel exibiu oficialmente os dies da 14ª geração Meteor Lake que equiparão notebooks e outros dispositivos portáteis em 2023.

Continua após a publicidade

A princípio, serão duas variantes: uma tradicional, para as máquinas de alto desempenho, e uma de alta densidade, destinadas à série U de 9 W para ultrafinos e tablets.

As fotos exibem claramente as divisões de cada chiplet a compor os processadores, chamados pela Intel de "tiles". Cada módulo contará com 4 tiles: um de CPU, onde estarão concentrados os núcleos de processamento; um de GPU, a "tile GPU" ou tGPU, que utilizará pela primeira vez a arquitetura de gráficos das placas de vídeo da empresa; um SoC para componentes secundários de processamento; e um IO, substituto do PCH, onde estarão concentradas as conexões.

Continua após a publicidade

Conforme já confirmado pela companhia em conferências passadas, a família Meteor Lake promete oferecer um novo patamar de desempenho, empregando novos núcleos P-Core de alto desempenho, de codinome Redwood Cove, e E-Core de baixo consumo, com codinome Crestmont.

A tGPU também será destaque por trazer a ainda inédita microarquitetura Xe²-HPG Battlemage, e oferecer 192 Unidades de Execução (EUs), o dobro das 96 EUs presentes na linha Alder Lake.

Além disso, graças ao uso das tecnologias EMIB de empilhamento 2,5D e Foveros de empilhamento 3D, a 14ª geração contará com litografias diferentes para cada chiplet: o CPU tile será feito pela própria Intel com o processo Intel 4 de 7 nm, enquanto a tGPU ficará sob responsabilidade da TSMC, adotando a litografia N3 de 3 nm. A fundição taiwanesa também fabricará o SoC Tile e o IO Tile, com os processos N4 de 4 nm e N5 de 5 nm.

Continua após a publicidade

Sapphire Rapids e Ponte Vecchio também ganham imagens

Ainda no local, a Intel demonstrou outras duas novidades, mas voltadas para data centers: os dies dos processadores Xeon Scalable de 4ª geração, de codinome Sapphire Rapids, e das GPUs para aceleração de processamento de dados Ponte Vecchio, baseadas na microarquitetura Xe-HPC.

Assim como os chips Meteor Lake, ambos adotarão arquitetura baseada em chiplets, mesclando os processos de fabricação da empresa com os da TSMC.

Continua após a publicidade

Com os primeiros modelos já disponíveis, a linha Xeon Sapphire Rapids oferecerá até 56 núcleos Golden Cove, mesmos presentes nos P-Cores da 12ª geração Alder Lake, e 112 threads, suporte a memórias DDR5, barramentos PCIe 5.0 e CXL 1.1 para periféricos, além de aceleradores dedicados que turbinariam a performance de IA em até 30 vezes.

A linha conta ainda com variantes munidas de memória HBM junto aos tiles da CPU, que atuariam como um super cache para aprimorar a performance em cargas de trabalho de Computação de Alta Performance (HPC), como criação de modelos científicos e até desenvolvimento de novos processadores.

Continua após a publicidade

Já as GPUs Ponte Vecchio são ainda mais especializadas, dedicadas às tarefas de HPC mais intensas em processamento de dados e Machine Learning, e são equipadas com nada menos que 47 tiles diferentes. Essas soluções, previstas para chegar ainda neste ano, competirão diretamente com a recém-anunciada Nvidia H100 e a AMD Instinct MI250X.

Fonte: PCWatch, Carsten Spiller