Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Intel Arc Battlemage deve chegar em 2023 para competir com RTX 4090 e RX 7900 XT

Por| Editado por Wallace Moté | 28 de Dezembro de 2021 às 07h30

Link copiado!

Hot Hardware/Intel
Hot Hardware/Intel
Tudo sobre Intel

Múltiplas fontes do leaker Moore's Law is Dead sugerem que a 2ª geração de placas de vídeo gamer da Intel, de codinome Arc Battlemage, chegará pronta para brigar pelo segmento entusiasta com a RTX 4090 e a RX 7900 XT, fazendo de 2023 o "grande ano" da família de GPUs da empresa. As informações ainda são superficiais, mas indicam que a gigante de Santa Clara está cada vez mais confiante em suas soluções, tanto em desempenho quanto na capacidade de atender às demandas.

Intel Arc Battlemage deve competir com RTX 4090 e RX 7900 XT

Moore's Law is Dead reuniu informações de três fontes que, segundo ele, têm um histórico praticamente perfeito de vazamentos. A primeira delas sugere que a Intel estaria mirando no segmento entusiasta com a 2ª geração de GPUs Arc Battlemage, segmento em que devem ser lançadas as placas RTX 4090 e RX 7900 XT das rivais Nvidia e AMD, mas revela não ter informações mais concretas sobre o poder de processamento e especificações.

Continua após a publicidade

A fonte também indica que a família Arc Alchemist, prevista para estrear no início de 2022, teria o principal objetivo de possibilitar à gigante de Santa Clara otimizar os drivers para games, uma tarefa complicada considerando a missão que a empresa tem de entrar diretamente no segmento intermediário. O ponto é destacado com uma comparação com a concorrência, que teve décadas para poder refinar o software.

O segundo informante de Moore's Law is Dead complementa essas informações ao apontar para um aumento da confiança da Intel na linha Arc, o que pode significar que as primeiras placas de vídeo gamer da marca podem ser bastante promissora. A fonte sugere ainda que 2023 seria "o grande ano das GPUs Arc", simbolizando que o período deve marcar o momento em que as soluções podem finalmente assumir uma posição competitiva.

Por fim, a terceira fonte indica que a Intel está extremamente otimista com a linha Arc e a microarquitetura Xe para 2023, e reitera que a família Arc Alchemist terá como foco a otimização dos drivers. A fabricante também estaria mirando especificamente nas GPUs Lovelace da Nvidia, que devem equipar a linha RTX 4000, ao possivelmente apostar em um design MCM de múltiplos chips, e não consideraria as placas Radeon da AMD como uma ameaça.

Continua após a publicidade

CPUs Meteor Lake de 14ª geração podem dominar o mercado

A terceira fonte trouxe ainda algumas informações sobre a 14ª geração de processadores Intel, de codinome Meteor Lake. Também não há novidades sobre especificações, mas o informante sugere que a empresa está extremamente confiante na família Meteor Lake, acreditando que voltará a dominar o mercado com folga a partir de seu lançamento, ao menos entre os notebooks e tablets.

Os processadores de 14ª geração estão previstos para estrear em 2023, menos de um ano após o anúncio da 13ª geração Raptor Lake, marcando outra enorme mudança aos moldes da 12ª geração Alder Lake ao empregar o uso de chiplets, seguindo assim algo que a AMD já faz na família Ryzen.

Continua após a publicidade

As soluções seriam compostas por três chips menores: o Compute Tile, onde estariam os núcleos da CPU e outros componentes de processamento; o SoC-LP, concentrando todos os recursos de conectividade; e o GPU Tile, trazendo um enorme avanço para os gráficos integrados, agora equipados com até 192 Unidades de Execução (EUs), contra apenas 96 EUs das iGPUs atuais.

Ao que se sabe, o estágio de desenvolvimento da 14ª geração está avançado e, ao menos até o momento, sem grandes problemas. A Intel já confirmou junto a fotos oficiais que os componentes estão na fase de Power-On, etapa em que já foram ligados com sucesso, passando agora para a fase de otimizações do desempenho e da arquitetura, que deve durar até o lançamento.

Fonte: WCCFTech