Intel revela detalhes da 14ª geração Meteor Lake com tecnologia de chips 3D

Intel revela detalhes da 14ª geração Meteor Lake com tecnologia de chips 3D

Por Renan da Silva Dores | Editado por Wallace Moté | 27 de Julho de 2021 às 11h40
Divulgação/Intel

A Intel realizou na noite desta segunda (26) evento em que anunciou seus planos para os próximos anos, o novo sistema de nomenclatura dos processos de produção e mais algumas novidades pensadas para levar a empresa de volta à liderança de tecnologias no mercado de processadores. Durante a apresentação, a empresa confirmou ainda alguns detalhes interessantes das próximas famílias Intel Core.

Além de informações e uma possível data de lançamento da 12ª geração Alder Lake, a empresa divulgou os primeiros destaques da 14ª geração Meteor Lake, que pode marcar uma grande evolução na linha de chips para consumidores comuns da empresa, graças ao uso de algumas das tecnologias apresentadas durante o evento.

14ª geração Meteor Lake terá chip 3D e EMIB

Ao anunciar a litografia Intel 4, antigamente conhecida como o processo de 7 nm, a Intel revelou algumas das especificações e o design do chips da 14ª geração Meteor Lake. A família será a primeira da empresa voltada para desktops comuns a empregar a chamada EMIB, tecnologia que utiliza mais de um chip para compor o processador, similar ao Multi Chip Module (MCM) já adotado pela AMD com a linha Ryzen.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Haverá um chip dedicado para a CPU, chamado pela fabricante de "Compute Die", um para a comunicação externa e outros componentes, identificado como "SOC-LP", além de um dedicado apenas para a GPU. Todos adotariam a tecnologia Foveros de empilhamento da empresa, incluindo a recém-anunciada Foveros Direct, que utiliza cobre para a comunicação entre os chips, reduzindo a resistência elétrica e assim aumentando a velocidade.

Fabricados no novo processo Intel 4, de 7 nm, os chips Meteor Lake e Granite Rapids estão previstos para chegar em 2023 (Imagem: Divulgação/Intel)

Outra novidade interessante é o uso da Foveros Omni, que permitirá que cada um dos chips sejam fabricados em litografias diferentes. Isso permitirá, por exemplo, que parte da produção seja compartilhada com outras fundições, como a TSMC. Há inclusive rumores de que a empresa taiwanesa estará envolvida na fabricação dos processadores Meteor Lake.

A GPU deve ser um dos maiores destaques — com uma nova microarquitetura e toda uma região dedicada, o chip gráfico deve chegar a impressionantes 192 Unidades de Execução (EUs), que podem elevar o desempenho em jogos e aplicativos a um novo nível, considerando se tratar de uma GPU integrada. Fora isso, o consumo dos membros da nova família deve variar entre 5 W, nos modelos de entrada, até 125 W, nas variantes premium.

A família Meteor Lake será a primeira da Intel com design composto por múltiplos chips, equipados com a tecnologia de empilhamento Foveros (Imagem: Divulgação/Intel)

Junto à linha Meteor Lake, a Intel também mostrou brevemente o design de um processador da série Granite Rapids da linha Intel Xeon, para servidores e data centers. Na imagem, é possível ver o cache Rambo, que permitirá conexão mais rápida entre CPU e GPU, os chips de memória HBM2 e o que parecem ser 120 núcleos de processamento, ainda que seja cedo para se confirmar as especificações.

Alder Lake ganha possível data de estreia

A Intel também mostrou brevemente o recorte de um chip Alder Lake de 12ª geração, e o de um Xeon Sapphire Rapids. O design híbrido a ser adotado na nova família de processadores pode ser notado com a presença de oito núcleos grandes de alto desempenho, especulados para serem chamados de P-Cores, junto a oito núcleos pequenos de baixo consumo, os E-Cores.

A Intel também mostrou brevemente os novos chips Alder Lake e Sapphire Rapids, cuja estreia está marcada para acontecer entre o final de 2021 e o início de 2022 (Imagem: Divulgação/Intel)

Além disso, a gigante de Santa Clara confirmou que realizará em 27 de outubro mais um evento para trazer novidades de soluções para PC, nuvem, IA e 5G. Acredita-se que a companhia oficialize a linha Alder Lake durante a apresentação, considerando rumores de que os novos processadores seriam anunciados durante o período do Halloween.

Fonte: WCCFTech, Tom's Hardware

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.