Intel encerrará produção de CPUs Raptor Laker de 13ª geração
Por Felipe Vidal • Editado por Jones Oliveira |
A Intel revelou que irá descontinuar a linha de processadores Raptor Lake de 13ª geração ainda no primeiro semestre de 2024. A decisão foi anunciada em documentos que datam do dia 21 de março e refletem o movimento da companhia azul para dar destaque total aos Raptor Lake Refresh de 14ª geração, finalizando o ciclo dos produtos anteriores.
- Review Intel Core i9-14900K e i5-14600K | Tímida, 14ª geração é igual à 13ª
- 3 melhores processadores para jogos até R$ 4.000
Segundo a documentação da empresa, as lojas e companhias interessadas em receber a última remessa dos produtos devem realizar os pedidos até o dia 24 de maio. A partir de então, a última leva de CPUs produzidas deve ser entregue por volta de 28 de junho e, após isso, as lojas ficarão dependentes dos estoques.
A movimentação já era esperada, visto que o preço dos Raptor Lake Refresh começa a cair e a tendência natural de gerações mais antigas serem descontinuadas estava batendo à porta. Isso também aconteceu há algum tempo com a 12ª geração Alder Lake, que deu sua vez aos Raptor Lake agora em fim de ciclo.
O fim é para todos
Lançados em 2022, os processadores Raptor Lake trouxeram um refinamento e otimizações bem importantes para a família de CPUs da Intel. Os modelos mantiveram o esquema de arquitetura híbrida introduzido um ano antes, sem grandes mudanças estruturais, mas conseguiram oferecer um salto de desempenho considerável.
Esses produtos chegaram no mesmo período em que a AMD lançou os Ryzen 7000, acirrando a competitividade no mercado de hardware. Para isso, a Intel apostou em produtos como o Core i5-13600K e o i7-13700K, além do poderoso Core i9-13900K. Tempos depois foi a vez de chegar ao segmento intermediário, fazendo bastante sucesso com o Core i5-13400F.
Com a iminente aposentadoria dos processadores Intel Raptor Lake, a expectativa é que o preço da 14ª geração reduza nos próximos meses.