Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Intel Arc Alchemist tem nova unidade de testes vazada em fotos e vídeo

Por| Editado por Wallace Moté | 09 de Fevereiro de 2022 às 09h00

Link copiado!

Hot Hardware/Intel
Hot Hardware/Intel
Tudo sobre Intel

Uma nova unidade de testes de uma das placas de vídeo gamer Intel Arc Alchemist foi vazada nesta semana em diversas imagens e até mesmo em um curto vídeo. Apesar de coloração diferente, o modelo mantém o design visto em outras unidades vazadas anteriormente e revela mais detalhes sobre parte das especificações, como a organização das memórias no PCB.

Intel Arc Alchemist surge em novas fotos e vídeo

O material foi enviado ao site VideoCardz e mostra uma Engineering Sample (ES) das placas Arc com estrutura em plástico na cor preto e sistema de resfriamento relativamente robusto, com duas ventoinhas e um heatsink que se estende além do PCB. Ambos já foram vistos em outra unidade, vazada pelo renomado leaker Moore's Law is Dead, mas com tonalidade acinzentada.

Continua após a publicidade

Há diversos pontos interessantes a se observar a partir das fotos, a começar pelas conexões de vídeo, que incluem uma porta HDMI e três DisplayPort. O maior número de portas DisplayPort pode ser um complemento à adoção da versão 2.0 do protocolo, já confirmada pelos drivers da Intel para estar presente nas GPUs, possibilitando, por exemplo, a exibição de vídeo em até 16K a 60 Hz, 8K a 120 Hz ou 4K a 144 Hz.

Outro destaque é a região traseira da placa, também idêntica ao dos vazamentos anteriores, com marcações que sugerem o suporte a até 8 chips de memória GDDR6, indicando se tratar de um dos modelos mais potentes da família Arc Alchemist, confirmados para trazer até 16 GB de VRAM. Como não é possível ver a quantidade de chips instalados, não há como confirmar se esta seria a topo de linha com 512 Vector Engines ou outro modelo mais simples.

Continua após a publicidade

A alimentação é feita por um conector de 8 pinos junto a um de 6 pinos, mas há margem para a inserção de 2 conectores de 8 pinos, caso necessário, como em modelos customizados com overclocking de fábrica. Um vídeo obtido pelo VideoCardz mostra ainda que a ES parece possuir espessura de pouco mais de 1 slot PCIe, e dimensões compactas.

Seja por falta de drivers dedicados, suporte por parte do GPU-Z ou mesmo de limitações físicas, a placa aparece no software de testes de GPUs com apenas uma pista PCIe 1.1, identificada como uma Iris Xe MAX e com chip DG2 de configurações desconhecidas.

GPUs prometem desempenho competitivo e ampla oferta

Continua após a publicidade

Prometidas para estrear neste ano, mas ainda sem uma data precisa definida, as GPUs Intel Arc protagonizam um número crescente de vazamentos nas últimas semanas, e continuam a receber teasers oficiais, especialmente relacionados a como a linha deve se estabelecer diante da escassez de componentes. Ao que tudo indica, as soluções devem apresentar desempenho competitivo, e ter oferta suficiente para aliviar a crise no mercado de placas de vídeo.

Um dos modelos mais básicos para notebooks, a Arc A370M, foi encontrada no benchmark SiSoft Sandra, exibindo desempenho equivalente a uma Nvidia GeForce GTX 1650 Super, mas com as vantagens de uma arquitetura mais recente, como o suporte a Ray Tracing e upscaling por IA. A versão para desktops, a Arc A380, também teve desempenho vazado, e deve entregar até 23% mais desempenho que a variante para laptops.

Fora isso, em resposta a uma carta aberta do site PC Gamer, solicitando ajuda diante da situação problemática das GPUs, a Intel afirmou ter planos de oferecer "milhões de placas de vídeo ao público gamer todos os anos". A empresa prometeu estar trabalhando com afinco para garantir a ampla disponibilidade da linha Arc, ainda que a criptomineração e cambistas sejam um grande obstáculo para o projeto da gigante.

Continua após a publicidade

Fonte: VideoCardz (1, 2), Tom's Hardware