Publicidade

Intel Arc A370M pode ser equivalente à GTX 1650 SUPER, com algumas vantagens

Por| Editado por Wallace Moté | 04 de Fevereiro de 2022 às 09h20

Link copiado!

Reprodução/Intel
Reprodução/Intel
Tudo sobre Intel

Novos testes das placas de vídeo dedicadas da Intel foram encontrados no banco de dados do SiSoft Sandra, conhecido benchmark que avalia a performance geral de computação de PCs. O resultado mostra como a Arc A370M, modelo de entrada para notebooks, consegue ser competitiva com uma GTX 1650 SUPER, trazendo algumas vantagens, enquanto uma comparação com a Arc A380 indica o quão mais potentes os modelos para desktop devem ser.

Arc A370M deve ter desempenho de GTX 1650 SUPER

Encontrado pelo leaker TUM_APISAK, o teste pertence à Intel Arc A370M, GPU de entrada da companhia para notebooks. Ao que se sabe, a solução será equipada com chip DG2-128, com 128 Vector Engines (antigas Unidades de Execução) para um total de 1.024 núcleos, acompanhados de 4 GB de VRAM GDDR6 a 14 Gbps, em uma interface de 64-bit, para oferecer largura de banda de 112 GB/s.

Continua após a publicidade

De acordo com o resultado, essa combinação entrega 2.399,97 Mpix/s no teste de GPGPU, dedicado a analisar a performance de placas de vídeo em computação. Colocados em perspectiva frente à concorrência, os números são bastante promissores, posicionando a placa Arc no mesmo patamar de uma GTX 1650 SUPER, que marca 2.568,82 Mpix/s, e acima de uma Radeon RX 580, cuja pontuação é de 2.292,97 Mpix/s.

Vale lembrar que a A370M tem duas vantagens de peso frente às soluções de entrada de AMD e Nvidia: além de hardware para processamento de Ray Tracing, a GPU da Intel terá núcleos de IA para uso do Intel XeSS, a técnica de upscaling temporal de imagem com Inteligência Artificial da gigante de Santa Clara, rival direto do aclamado DLSS. Caso seja tão eficiente quanto o concorrente, o XeSS pode dar um fôlego extra à GPU do time azul sem abrir mão da qualidade.

Continua após a publicidade

Um ponto interessante, e que reforça que melhorias devem acontecer até o lançamento, é que a quantidade de Vector Engines registradas está incorreta — em vez das 128 unidades esperadas, são listadas 160 unidades.

Como explica o informante, isso pode ser resultado de inconsistências no benchmark, que interpreta a GPU integrada do sistema, uma UHD Graphics 770, como parte do conjunto. Esse também pode ser o motivo da baixa frequência exibida, de 1,55 GHz, que poderia se referir à iGPU em vez da dGPU.

Arc A380 para desktops é 23% mais potente

Continua após a publicidade

TUM_APISAK também comparou o resultado encontrado nesta semana com o registro pertencente à Arc A380, modelo que seria idêntico à Arc A370M, mas destinado à desktops, tendo assim melhor refrigeração e alimentação. Essas vantagens parecem ter um impacto significativo na solução, já que nesses testes, a A380 chega a ser 23% mais potente que a A370M.

O resultado geral de GPGPU da A380 é de 2.869,72 Mpix/s, número cerca de 20% superior, mas os resultados individuais do teste mostram variações que aumentam essa margem. Caso essa diferença se traduza em uso real, a placa da Intel pode se posicionar logo abaixo da RTX 3050, e ser substancialmente mais potente que a Radeon RX 6500 XT, sendo assim uma forte opção para quem quer uma GPU moderna sem gastar muito nem realizar grandes sacrifícios.

Continua após a publicidade

Espera-se que a família Intel Arc seja oficializada no decorrer do segundo trimestre de 2022, entre abril e junho, ainda que haja algumas discordâncias nos próprios matérias de divulgação da Intel quanto à janela de lançamento. De toda forma, a gigante planeja entregar "milhões de placas Arc ao público gamer todos os anos", e promete estar trabalhando pesado para garantir isso.

Fonte: WCCFTech, VideoCardz