Publicidade

GPUs AMD Instinct MI200 com 128 GB de RAM equiparão supercomputador de 50 PFLOPs

Por| Editado por Wallace Moté | 06 de Julho de 2021 às 17h30

Link copiado!

Reprodução/WCCFtech
Reprodução/WCCFtech
Tudo sobre AMD

Bastante consolidada no mercado de CPUs, a AMD conseguiu agitar o mundo das GPUs quando anunciou no ano passado a família Radeon RX 6000, baseada na microarquitetura RDNA 2. Com desempenho e eficiência respeitáveis, a solução está presente em um número considerável de aparelhos modernos, incluindo o PlayStation 5 e o Xbox Series X e S, e chegará em breve a celulares e até carros.

RDNA é uma sigla que representa "Radeon DNA", em referência à raiz gamer da microarquitetura. Seguindo essa lógica, também no ano passado, a AMD apresentou a CDNA, "Compute DNA", microarquitetura voltada para GPUs focadas em cálculos pesados, utilizadas em supercomputadores e data centers para pesquisas científicas, por exemplo.

A Instinct MI100 foi o primeiro modelo a chegar baseada na CDNA 1 em novembro, e agora, cerca de 8 meses depois, está prestes a ser sucedida pela MI200, com a chegada da nova microarquitetura CDNA 2.

Continua após a publicidade

Assim como a contraparte gamer RDNA 2, a CDNA 2 promete trazer saltos significativos de desempenho, principalmente pela adoção do design Multi-Chip Module (MCM), que utiliza múltiplos chips em uma única placa, algo até então inédito em GPUs. Ainda pouco conhecida, a MI200 acaba de ganhar novidades graças a um anúncio importante para a AMD.

AMD Instinct "MI-Next" equipará supercomputador de 50 PFLOPs

Durante a ISC 2021, feira internacional em que novidades do mundo da computação de alta performance (HPC) são anunciadas, a empresa australiana Pawsey trouxe detalhes do Setonix, novo supercomputador do país a contar com 50 petaflops (PFLOPs) de poder computacional.

Para atingir a marca, a máquina será equipada com mais de 200 mil núcleos de processadores AMD EPYC Milan, baseados na microarquitetura Zen 3, e mais de 750 Instinct "MI-Next", esperada para chegar ao mercado como MI200. Há ainda 548 TB de RAM e 90 petabytes (PB) de armazenamento no formato Ceph, dedicado a data centers.

Continua após a publicidade

O maior destaque é a configuração das GPUs, que tiveram o uso de 128 GB de memória dedicada por unidade confirmado pelo anúncio. O número impressiona, e supera com facilidade rivais como a Nvidia A100, que chega a no máximo 80 GB de memória.

Ainda de acordo com as informações, o projeto custará cerca de 70 milhões de dólares (algo em torno de R$ 360 milhões, em conversão direta) e será destinado à descoberta de novas galáxias e a estudos voltados ao combate da COVID-19.

Continua após a publicidade

Apesar do valor elevado, o Setonix tem grande importância para pesquisadores australianos, dependentes atualmente dos supercomputadores Magnus e Galaxy, que combinados entregam "apenas" 1,83 PFLOPs.

Instinct MI200 tem mais de 14 mil núcleos em 7 nm

Reunindo informações divulgadas por rumores e vazamentos, espera-se que a AMD Instinct MI200 seja equipada com a GPU de codinome "Aldebaran". Graças ao design MCM, a placa contará com até 256 Unidades Computacionais (CUs), para um total de 16.384 núcleos. A versão que será disponibilizada no mercado, no entanto, terá 224 CUs, com 14.336 núcleos.

Continua após a publicidade

Como confirmou o anúncio da Pawsey, a MI200 contará com 128 GB de RAM no padrão HBM2e que, associada a uma interface de 8192-bit, entregará uma largura de banda de cerca de 2 TB/s. O poder computacional, clocks e outros aspectos ainda são desconhecidos no momento.

Fonte: WCCFTech (1, 2), VideoCardz