AMD confirma: você poderá jogar games AAA dentro de um Tesla

AMD confirma: você poderá jogar games AAA dentro de um Tesla

Por Felipe Ribeiro | Editado por Jones Oliveira | 01 de Junho de 2021 às 21h00
Reprodução Twitter/ Daniel James @ATTlKA

Um dos objetivos de Elon Musk era levar entretenimento de ponta para os carros elétricos da Tesla, principalmente dentro dos modelos topo de gama Model S e Model X. O CEO da montadora chegou a dizer que, um dia, jogaríamos The Witcher 3 ou até mesmo Cyberpunk 2077 dentro de um automóvel da marca, o que exigira um poderio gráfico de 10 teraflops. Pois bem: parece que isso vai mesmo se tornar realidade, e com uma boa ajuda da AMD.

A fabricante de semicondutores anunciou nesta terça-feira (01), durante a Computex 2021, que equipará variantes tanto do Model S quanto do Model X com processadores e GPUs, mais especificamente chips AMD Ryzen e placas com a tecnologia RNDA 2, também presentes nos consoles PlayStation 5 e Xbox Series X|S. Isso seria suficiente para rodar a maioria dos jogos AAA do mercado, incluindo títulos mais pesados — muito embora Cyberpunk 2077 siga com problemas.

Essa revelação está em conformidade com um pequeno vazamento noticiado pelo leaker Patrick Schur, que trouxe um organograma mostrando a ideia da Tesla de equipar alguns de seus carros com uma GPU AMD Navi 23, a mesma que equipará alguns notebooks gamers no mercado a partir deste ano, como a Radeon 6600M. Essa placa ee vídeo vem com 28 unidades computacionais (CUs) e 1792 unidades shader, quase o mesmo que um PlayStation 5, que ostenta 36 CUs e 2.304 shaders. Sobre a potência bruta, tudo deve ficar na casa dos 10 teraflops, conforme o desejo de Musk.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Tudo isso rodaria sob a batuta de um sistema baseado em Linux, que dá mais liberdade aos desenvolvedores para sincronizar todo o ecossistema na nuvem e fazer a conexão com 5G para que os games rodem com o máximo de qualidade possível. A Tesla, aliás, está contratando desenvolvedores especializados no kernel.

Quando chega ao mercado?

Por meio de um tuíte, Elon Musk revelou que os primeiros Model S com o sistema gráfico da AMD começam a chegar às lojas em 10 de junho. Não se sabe, porém, se poderemos parear controles para a jogatina ou se haverá parcerias com lojas de games. Mais detalhes devem ser revelados em breve.

Fonte: The Verge

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.