Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

AMD ultrapassou Intel no mercado de CPUs pela primeira vez em 15 anos

Por| 06 de Janeiro de 2021 às 09h43

Link copiado!

AMD ultrapassou Intel no mercado de CPUs pela primeira vez em 15 anos
AMD ultrapassou Intel no mercado de CPUs pela primeira vez em 15 anos
Tudo sobre AMD

Uma nova pesquisa mostra o avanço da AMD no mercado de processadores para desktop. O levantamento da PassMark mostrou, pela primeira vez desde 2006, uma fatia de usuários de CPU AMD maior que os da Intel.

A PassMark é uma das mais renomadas empresas quando o assunto é ferramentas de benchmark e seus softwares registram dados dos usuários e suas máquinas sempre que um teste é executado. Ou seja, não pode ser considerado como uma informação oficial de fatia de mercado, mas ajuda a observar como a AMD tem ganhado espaço no setor nos últimos anos.

A fabricante dos processadores Ryzen registrou participação acima da Intel por um breve período. Na manhã do dia 4 de janeiro, a PassMark registrava 50,8% dos testes com componentes AMD, contra 49,2% de seu concorrente. Na virada para o dia 5, a companhia registrou 50,1% para Intel e 49,9% para AMD, revertendo o breve cenário.

Continua após a publicidade

Novamente, é preciso ter cautela ao avaliar esses números, uma vez que a análise abraça somente os usuários que fizeram testes de benchmark com as ferramentas da companhia — ou seja, a amostragem é muito reduzida.

Ainda assim, os gráficos refletem um avanço de mercado da AMD, principalmente no setor de desktops para consumidores. No início de 2017, a Intel chegou a ter 76,6% do mercado de CPUs para desktops, número que caiu para 50,1% em 2021.

No mercado geral, que inclui componentes para servidores e laptops, a Intel ainda tem ampla vantagem. Ela domina 61,7% do mercado de CPUs, de acordo com a PassMark.

Continua após a publicidade

Especificamente no mercado de laptops, a AMD ainda está bem longe de sua concorrente, que domina o setor com 83% de participação, segundo a PassMark. Embora tenha conseguido um espaço no início de 2020, a AMD tem pouca participação no setor neste início de 2021.

Por fim, no mercado de servidores, a Intel domina com estabilidade. A empresa conta com 98,9% do setor, de acordo com a PassMark.

Continua após a publicidade

Os dados foram atualizados em 5 de janeiro de 2021, com base nos testes feitos nas ferramentas da marca. A própria companhia aponta que este é um representativo melhor de quantos computadores estão em uso do que de quantos foram vendidos no ano.

Fonte: PassMark