AMD ultrapassou Intel no mercado de CPUs pela primeira vez em 15 anos
Por Wagner Wakka |
Uma nova pesquisa mostra o avanço da AMD no mercado de processadores para desktop. O levantamento da PassMark mostrou, pela primeira vez desde 2006, uma fatia de usuários de CPU AMD maior que os da Intel.
- AMD vende 7 vezes mais CPUs recentes que a Intel, em análise alemã
- Alô, Intel! AMD abocanha fatia recorde do mercado de processadores
A PassMark é uma das mais renomadas empresas quando o assunto é ferramentas de benchmark e seus softwares registram dados dos usuários e suas máquinas sempre que um teste é executado. Ou seja, não pode ser considerado como uma informação oficial de fatia de mercado, mas ajuda a observar como a AMD tem ganhado espaço no setor nos últimos anos.
A fabricante dos processadores Ryzen registrou participação acima da Intel por um breve período. Na manhã do dia 4 de janeiro, a PassMark registrava 50,8% dos testes com componentes AMD, contra 49,2% de seu concorrente. Na virada para o dia 5, a companhia registrou 50,1% para Intel e 49,9% para AMD, revertendo o breve cenário.
Novamente, é preciso ter cautela ao avaliar esses números, uma vez que a análise abraça somente os usuários que fizeram testes de benchmark com as ferramentas da companhia — ou seja, a amostragem é muito reduzida.
Ainda assim, os gráficos refletem um avanço de mercado da AMD, principalmente no setor de desktops para consumidores. No início de 2017, a Intel chegou a ter 76,6% do mercado de CPUs para desktops, número que caiu para 50,1% em 2021.
No mercado geral, que inclui componentes para servidores e laptops, a Intel ainda tem ampla vantagem. Ela domina 61,7% do mercado de CPUs, de acordo com a PassMark.
Especificamente no mercado de laptops, a AMD ainda está bem longe de sua concorrente, que domina o setor com 83% de participação, segundo a PassMark. Embora tenha conseguido um espaço no início de 2020, a AMD tem pouca participação no setor neste início de 2021.
Por fim, no mercado de servidores, a Intel domina com estabilidade. A empresa conta com 98,9% do setor, de acordo com a PassMark.
Os dados foram atualizados em 5 de janeiro de 2021, com base nos testes feitos nas ferramentas da marca. A própria companhia aponta que este é um representativo melhor de quantos computadores estão em uso do que de quantos foram vendidos no ano.
Fonte: PassMark