Dimensity 9300: rival do Snapdragon 8 Gen 3 tem especificações vazadas
Por Renan da Silva Dores • Editado por Wallace Moté |
Próximo chipset premium da MediaTek, preparado para competir com o aguardado Snapdragon 8 Gen 3, o Dimensity 9300 voltou a ter sua suposta ficha técnica apontada por rumores, apostando em uma configuração de CPU bastante agressiva. Ao que tudo indica, a solução deve contar apenas com núcleos de alto desempenho, além da configuração mais robusta da GPU Immortalis-G720 da ARM, o que gera questionamentos a respeito do aquecimento e consumo da plataforma.
- Snapdragon 8 Gen 3 pode ser até 30% mais eficiente que Apple A17 Pro
- Samsung revela Exynos 2400 com "CPU 70% melhor" e GPU AMD RDNA 3
As novas informações chegam através do leaker Digital Chat Station, que apresenta um histórico preciso de vazamentos em sua maior parte, e complementam o que rumores mais antigos já apontavam. A MediaTek deve apostar alto esse ano para tentar conquistar a coroa de desempenho do mundo Android ao implementar uma CPU composta somente de núcleos de alto desempenho no Dimensity 9300.
O chip seria organizado em grupos de 1 + 3 + 4 núcleos, trazendo um Cortex-X4 de máxima performance, mais três Cortex-X4 rodando a velocidades mais baixas e quatro Cortex-A720 de alto desempenho. Chama atenção a ausência dos Cortex-A520 de alta eficiência, núcleos mais simples usados para reduzir o consumo de bateria ao lidar com tarefas básicas, como notificações. Comum em todos os chips de smartphones atuais, seu uso visa ainda impedir o aquecimento excessivo.
O informante também traz novidades a respeito das frequências de operação, que podem chegar a respeitáveis 3,25 GHz no núcleo mais poderoso. Apesar de não ser o clock mais alto já visto em um celular — posto ocupado pelos 3,78 GHz do Apple A17 Pro, usado no iPhone 15 Pro —, trata-se de uma velocidade bastante elevada, especialmente quando colocamos na conta o uso de quatro núcleos de máxima performance.
Para contextualizarmos o motivo da escolha da MediaTek ser assustadora e preocupante, é preciso lembrar que os núcleos Cortex-X são um projeto pensado para entregar o máximo de desempenho possível (portanto, núcleo de máxima performance) ao custo do consumo de energia. Esses núcleos são muito grandes e, justamente por consumir muita energia, também geram aquecimento elevado, o que explica normalmente vermos apenas uma ou duas unidades sendo usadas em smartphones.
Combinar quatro deles em uma CPU não é um feito inédito — a própria Qualcomm já aposta nessa configuração agressiva com o Snapdragon 8cx Gen 3. A questão é que a solução da Qualcomm é destinada a notebooks, que possuem um espaço muito maior para resfriamento e, por vezes, até ventoinhas para garantir baixas temperaturas. Trazer isso a um celular, com espaço bem mais limitado, é uma tarefa desafiadora. O consumo elevado é outro problema, relacionado à menor bateria em smartphones.
Digital Chat Station também sugere que a marca não vai abrir mão de desempenho gráfico, empregando a nova ARM Immortalis-G720 MC12, de 12 núcleos. Não se sabe a frequência da GPU, mas trata-se de uma das configurações mais robustas da solução, o que representa mais performance. O rumor indica que o Dimensity 9300 atropelaria o Snapdragon 8 Gen 3, especialmente ao usar todos os núcleos de CPU, e entregaria leve vantagem em GPU.
Dito isso, o informante não traz detalhes sobre consumo e aquecimento, ponto essencial para sabermos se o grande poder de fogo vai ser mantido em tarefas pesadas executadas por longos períodos, ou se veremos o pico de desempenho ser atingido apenas nos primeiros minutos. Devemos descobrir isso em breve: apesar de não haver informações mais precisas no momento, espera-se que o Dimensity 9300 seja apresentado ainda em outubro, pouco antes do rival da Qualcomm.