Publicidade

CPUs topo de linha da Intel estão travando em games

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Ivo Meneghel Jr/Canaltech
Ivo Meneghel Jr/Canaltech
Tudo sobre Intel

Erros de processadores ao rodar aplicações como games não são tão comuns quanto erros de placas de vídeo em diversos PCs. No entanto, múltiplos usuários de CPUs como os Intel Core i9-13900K têm relatado crashes em jogos. A mensagem de erro é relacionada à falta de memória de vídeo, mas o verdadeiro culpado parece ser outro.

Ainda não há um padrão tão claro do erro, mas é dito que ele acontece em jogos com muito carregamento de shaders, inclusive em títulos recentes como Alan Wake 2, Hogwarts Legacy e The Last of Us Part 1. Além de muitos usuários afetados, funcionários de sites como o Tom's Hardware e o Wccftech também foram acometidos pelo problema.

Vale ressaltar que algumas desenvolvedoras de games, como a Gearbox e a Fatshark, criaram páginas de ajuda para resolver esses problemas nos games Remnant 2 e Vermintide 2, respectivamente. Embora esse auxílio não tenha chegado à verdadeira solução, é um indicativo forte de que o problema não é isolado de um game específico e também ocorre em processadores Intel Core i7-13700K.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Limite de consumo pode ser a resposta

Ao procurar a NVIDIA para resolver a situação, a gigante revelou a um usuário que apesar do erro estar relacionado com a VRAM, esse era um problema com processadores Intel de 13ª geração. Uma das recomendações era reduzir a frequência da CPU em 200 MHz, algo que, embora possa resolver, reduzirá certamente a performance da máquina. 

Uma das soluções encontradas para resolver os crashes envolve modificações na BIOS do sistema. Por padrão, o i9-13900K tem consumo máximo de 253 W, mas pode chegar a até 300 W quando a placa-mãe oferece esse limite. Muitas placas-mãe ofertam um ajuste automático de quanta energia a CPU pode consumir e o site notou que a mainboard da máquina afetada dava margem para mais de 4.000 W e 4.000 amperes.

Retirar esse ajuste do modo automático e manualmente inserir valores de até 300 W no consumo energético pode e deve resolver o erro de VRAM nos jogos. Além disso, realizar técnicas de undervolt ou overclock pode auxiliar nesse processo, mas a redução ou ajuste nos limites de consumo parecem o melhor método.

É importante comentar que essa não é uma solução oficial, uma vez que a Intel ainda não se pronunciou sobre o caso. Embora afete principalmente as CPUs de 13ª geração, há relatos do erro em computadores com modelos topo de linha da 14ª geração.

Continua após a publicidade

Fonte: Tom's Hardware