Melhores dicas para você usar o Spotlight no Mac

Melhores dicas para você usar o Spotlight no Mac

Por Thiago Furquim | Editado por Bruno Salutes | 19 de Abril de 2021 às 18h05
Captura de tela: Thiago Furquim / Mia Baker (Foto)

O Spotlight do Mac é uma ferramenta bastante útil para encontrar e acessar arquivos, pastas e aplicativos do computador. Além de ser o principal buscador do macOS, a Apple fez mais pelo usuário e implementou sugestões de resultado para filmes, esportes, notícias, condições meteorológicas, cálculos básicos, conversão de moedas e outros.

Abaixo, preparamos um passo-a-passo como usar o Spotilght no Mac para você aproveitar o potencial deste recurso e aumentar sua produtividade.

Usando o Spotilght no Mac

Passo 1: clique no ícone de lupa da barra superior da tela ou use o atalho ⌘ Command + Barra de espaço.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Utilize o atalho acima ou acesse o ícone de lupa no canto superior da tela - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 2: comece a pesquisa escrevendo pelo documento, aplicativo ou sugestão que queira descobrir.

A pesquisa exibe os resultados prováveis da busca - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Note que o resultado de pesquisa exibe a melhor opção para o que você esteja interessado, assim como histórico de sites visitados com o mesmo nome, pastas, lembretes, eventos, entre outros.

Sugestões úteis do Spotilght

Pequise por tipo de arquivo

Para pesquisar pela categoria do arquivo, basta digitar "tipo" seguido do tipo de arquivo que esteja procurando. Por exemplo, digite "tipo:pages" ou "tipo:pastas".

Após o resultado, segure ⌘ Command para exibir o local do arquivo no Mac. Para abrir o local do arquivo, pressione as teclas ⌘ Command + R.

Você também pode ver todos os resultados no Finder. Para isso, role até a parte inferior da lista de resultados e clique duas vezes em "Buscar no Finder".

Procure pelo tipo de arquivo que você deseja encontrar - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Pesquise por locais do Mapas

Encontre locais históricos facilmente sem precisar abrir o aplicativo de Mapas, do macOS. Basta digitar no Spotlight o nome pelo qual o lugar é conhecido e saber tudo sobre ele nos resultados. Você obtém resultados de endereço, comentários do Wikipedia e outras informações relevantes.

Encontre locais do Mapas no Spotlight - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Pesquise pelo tempo

O macOS sabe a sua localização, assim facilitando a vida do Spotlight para mostrar as condições climáticas do seu local sem precisar digitar o nome do lugar, basta digitar "tempo" para obter o resultado.

Recebe resultados da previsão do tempo da sua região - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Pesquise pela definição de palavras

Está em dúvida sobre o significado de alguma palavra? Basta digitá-la no Spotlight para receber o resultado completo do aplicativo Dicionário.

Descubra o significado de palavras do app Dicionários - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Faça conversão de moedas

Para mostrar a cotação de moedas em tempo real, basta digitar o nome ou o símbolo seguido do valor, por exemplo, 1 dólar ou $1. O Spotilight, junto ao Yahoo! Finances, faz os cálculos automaticamente e apresenta o resultado com a conversão para as principais moedas do mundo.

Converta várias moedas de forma instantânea pelo Spotlight - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Faça contas básicas e conversões de matemática

Precisar recorrer à calculadora toda a vez que precisar fazer contas básicas ou conversões simples pode ser bem inconveniente. Para facilitar a rotina, o Spotlight é capaz de realizar essas tarefas. Você pode multiplicar digitando "3x3" ou converter medidas, como "10 km em metros".

Faça cálculos básicos e conversões de medida - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Aprenda todos os recursos do Spotlight no Mac e veja como sua rotina de uso se torna mais prática.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.