Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

CES 2024 | Intel vai habilitar APO em CPUs de 12ª e 13ª geração

Por| Editado por Jones Oliveira | 10 de Janeiro de 2024 às 08h35

Link copiado!

Intel
Intel
Tudo sobre Intel

Apesar do lançamento tímido dos processadores de 14ª geração, a Intel fez um bom trabalho ao lançar o APO (Intel Application Optimization), software que melhora desempenho em games em até 30%. Restrito apenas aos Raptor Lake Refresh, a empresa revelou recentemente durante a CES 2024 que pretende habilitar a solução para CPUs de 12ª e 13ª geração em breve.

A notícia vai na contramão do que a Intel há havia dito há alguns meses, quando revelou não haver planos de levar o recurso para produtos mais antigos. Depois de muita demanda de veículos especializados e por parte do público, a gigante dos chips decidiu que vai oferecer suporte da tecnologia em alguns processadores Alder Lake e Raptor Lake, uma vez que essas duas gerações partilham uma arquitetura muito parecida com o que é visto nos Raptor Lake Refresh recentes.

O Application Optimization trabalha no refinamento dos núcleos de Eficiência do processador. Pouco usados em games, a tecnologia fornece o direcionamento correto para que essas estruturas consigam atuar de maneira mais veloz quando em aplicações desse tipo. Vale lembrar, no entanto, que o APO só funciona atualmente em modelos como os Intel Core i9-14900K/F e no Core i7-14700K/F.

Continua após a publicidade

Melhorias de até 30% com Intel APO

Passando para o lado prático, o Intel APO consegue um desempenho bem considerável quando habilitado. A tecnologia é capaz de gerar um salto de performance de 24% e 31% em games como Metro: Exodus e Rainbow Six Siege, respectivamente. Apesar do resultado, o APO se mostrou um pouco complicado de acionar, fazendo com que o usuário em questão precisasse configurar certos parâmetros na BIOS antes.

Aliás, a própria Intel tem feito uma divulgação silenciosa sobre essa tecnologia. No lançamento, apenas os dois jogos anteriores estavam disponíveis, mas agora parece que títulos como Guardians of the Galaxy, F1 22, Strange Brigade, World War Z, Dirt 5 e World of Warcraft também são compatíveis.

Continua após a publicidade

O APO também estará disponível nos recém-anunciados processadores Intel de 14ª geração HX para notebooks. Ainda não há estimativa de lançamento para o Application Optimization nas CPUs de 12ª e 13ª geração. 

Fonte: PC Gamer