Publicidade

Apple M2 deve equipar MacBook Air em 2022; M1X seria destinado a modelos Pro

Por| Editado por Wallace Moté | 06 de Julho de 2021 às 13h20

Link copiado!

Howard Bouchevereau/Unsplash
Howard Bouchevereau/Unsplash
Tudo sobre Apple

Depois do sucesso do Apple M1, as atenções estão voltadas agora para o sucessor do chip, indicado por alguns vazamentos como M1X, e por outros como M2. Independente do nome, a promessa é que o próximo processador proprietário da gigante de Cupertino traga mais um salto substancial de performance para os computadores da empresa, rivalizando soluções que na teoria seriam mais potentes.

Enquanto o lançamento do novo chip é aguardado para o final de 2021, um novo rumor divulgado nesta semana sugere uma explicação simples e interessante para a confusão de nomenclatura da plataforma — ambos estariam sendo desenvolvidos, na verdade, mas teriam destinações diferentes.

M2 para MacBook Air, M1X para MacBook Pro

Continua após a publicidade

Segundo informações divulgadas pelo desenvolvedor e leaker Dylan, a Apple está preparando o M1X para a próxima família de Macs Pro, incluindo as versões de 14 e 16 polegadas do MacBook Pro, esperadas para chegar em outubro. Já o M2 atuaria como o verdadeiro sucessor do M1, estando destinado para a geração 2022 do MacBook Air.

Essa é uma abordagem parecida com a da família A Bionic para iPhone e iPad, em que os modelos tradicionais dos chips equipam os celulares e os tablets mais simples da marca, enquanto o iPad Pro adota uma versão substancialmente mais potente dos processadores com terminação "X".

Continua após a publicidade

O leaker indica ainda que o desenvolvimento do M2 está dentro do cronograma esperado, com a novidade estreando junto ao novo MacBook Air colorido, que seguiria a ampla gama de opções de cores lançadas pela Apple com o recente iMac com M1.

O que se sabe dos novos chips da Apple?

Ainda há poucos detalhes sobre a próxima geração de processadores da gigante de Cupertino, mas reunindo as informações vazadas até o momento, espera-se que a empresa desafie a concorrência novamente com soluções ainda mais poderosas que o M1. Mantendo os oito núcleos, o M2 seria uma espécie de versão turbinada do antecessor.

Continua após a publicidade

Além de clocks notavelmente mais altos, a plataforma também aumentaria a contagem de núcleos da GPU de 7 ou 8 para 9 ou 10, dependendo do modelo. O M1X, em contrapartida, contaria com uma lista maior de upgrades, a começar pela contagem de núcleos da CPU, que traria 10 núcleos, com oito de alto desempenho e dois de baixo consumo.

No entanto, a GPU seria o maior destaque — disponível em configurações de 16 ou 32 núcleos, a performance gráfica poderia chegar a rivalizar a RTX 3070 da Nvidia, como estimou o YouTuber Dave Lee, do canal Dave 2D. Fora isso, o número de conexões também aumentaria, colocando os novos MacBooks em situação de igualdade com concorrentes Windows.

Fonte: Dylan, WCCFTech