Publicidade

AMD Ryzen 5 9600X tem 2x mais largura de banda para cache em relação ao Ryzen 5

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Felipe Vidal/Canaltech
Felipe Vidal/Canaltech
Tudo sobre AMD

A AMD apresentou na semana passada a nova geração de processadores Ryzen 9000 para desktop, e os primeiros benchmarks de amostras de engenharia já começaram a surgir, meses antes do lançamento. Uns dos primeiros vazamentos mostra o Ryzen 5 9600X de entrada, sucessor dos Ryzen 5 7600X, com quase o dobro da largura de banda de memórias cache L1 e L2.

O incremento é um fator crucial para o ganho de desempenho da nova geração proporcionado pela nova arquitetura Zen 5. 

Em paralelo, a AMD ainda adaptou as frequências de operação do processador em si, baixando o clock base para cerca de 3 GHz, cerca de 800 MHz a menos que os 7600X, e subindo a frequência em boost para 5 GHz.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Mais desempenho em projeto térmico mais eficiente

As modificações permitem que os novos processadores Ryzen 9000 apresentem melhorias consideráveis no desempenho geral, mas com um projeto térmico extremamente mais eficiente. Para fins de comparação, os Ryzen 5 7600X trazem TDP de 105W, enquanto os novos Ryzen 5 9600X otimizam esse valor para 65 W.

A redução drástica no consumo de energia com maior poder de processamento deve viabilizar sistemas mais silenciosos e eficientes. Vale lembrar que o vazamento é de um chip para desktop, mas as modificações devem ser as mesmas no segmento móvel.

Com isso, é bem provável que a próxima geração de notebooks gamer e consoles portáteis com chips AMD, ou mesmo as novas gerações de consoles, sejam bem mais poderosos, mesmo entre os ultracompactos.

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*