CPUs Ryzen 9000 podem ter aumento superior a 10% em IPC
Por Felipe Vidal • Editado por Jones Oliveira |
Os processadores da AMD para notebooks foram alvo de diversos vazamentos nas últimas semanas, mas agora foi a vez dos Ryzen 9000 de desktop aparecerem nas manchetes. Segundo informações de um insider da Lenovo na rede social Weibo, as futuras CPUs do time vermelho terão um aumento de IPC (Instruções Por Ciclo) superior a 10%.
Apesar de não detalhar o número, o informante aponta que esse aumento no número de instruções está diretamente relacionado com a nova arquitetura Zen 5. Dessa forma, não somente os Ryzen 9000 Granite Ridge para uso doméstico devem ser beneficiados, como também os modelos EPYC para uso profissional em data centers.
Mesmo que pareça sutil, esses dados já foram veiculados em rumores passados, dando mais veracidade ao vazamento. Contudo, os 10% ainda seria um valor descoberto em testes preliminares dos processadores, uma vez que esse número deve aumentar na versão final do produto, principalmente em testes single-core do Cinebench R23.
Infelizmente, poucos são os detalhes mais aprofundados sobre o Zen 5 e os processadores Granite Ridge. O que se sabe até então é que esses modelos também trarão ganhos de eficiência energética, integração com inteligência artificial e machine learning, e aumento na compatibilidade das frequências de memória RAM.
Os Ryzen 9000 devem ser oficialmente anunciados na apresentação de abertura da AMD na Computex 2024, em junho.
- 🛒 Compre a placa de vídeo AMD Radeon RX 7600 ASUS Dual com preço incrível no Kabum!
- 🛒 Confira promoções imperdíveis de processadores AMD Ryzen no Kabum!
Fonte: Weibo